sábado, 10 de setembro de 2005

Petardos na bola...

Nota positiva para a equipa! Tenho de confessar que embora tenha algumas reticências em relação ao treinador --que tenho expressado com alguma contenção (!) ao longo deste tempo--, o Sporting de Peseiro deixou para trás aquela imagem de uma equipa desgastada, pré-vencida ou inexoravelmente derrotada à mínima adversidade.
Com Sporting da era Peseiro podemos sempre contar com uma equipa aguerrida, que não se entrega nunca e que luta até ao fim. Isto, claro, independentemente dos erros individuais e colectivos, maiores ou menores, dos jogadores e da equipa técnica.
Este Sporting garante sempre luta, esteja em vantagem ou em desvantagem no marcador, e este factor constitui uma arma com a qual os adversários poderão sempre seguramente contar e os fará, estou disso certo, pensar duas vezes quando nos defrontarem...
É um traço da personalidade deste Sporting que se deve sublinhar se queremos ser justos. Parabéns sinceros, pois, aos jogadores e técnicos pela sua capacidade de luta!
Quanto aos outros tipos que vieram jogar a Alvalade, assistimos a um festival de petardos para a frente, sem engenho nem arte... E sobre isso estamos conversados.
Falando de petardos... nota negativa para a Juve Leo! O nosso camarada Basileu chamava hoje a atenção para um pormenor que se pode ler no verso do bilhete do jogo... Diz assim, mais ou menos: "O uso e o porte de arma ou engenhos explosivos ou pirotécnicos é punido nos termos da lei vigente..."
O que vimos nós afinal? As eternas e famigeradas claques que terão, certamente ido todas juntas aos saldos do IRA comprar uma quantidade de caixas de petardos que dava para demolir as torres de Tróia! Espanta-nos que este arsenal tenha sido transportado livremente para o Estádio e espanta-nos que nos tenham podido brindar, com total impunidade, com o lançamento de todo este fogaréu ao longo de todo o santo jogo!!! Sem que ninguém interviesse...
Francamente não se percebe! Somos revistados à entrada do estádio por umas criaturas chamadas "stewards" que nos apalpam desavergonhadamente de forma que me deixa sempre à beira da apoplexia, há, supostamente, câmaras de video para vigilância, podemos ver cá fora carrinhas e carrinhas de forças de intervenção de ar façanhudo à entrada do estádio, vemos mais polícia dentro do estádio, cães, metralhadoras, bazucas, quiça mísseis escondidos... Vemos depoimentos de graduados da PSP na TV alertando com ar dramático para o estatuto de jogo de elevado risco deste jogo, vemos tudo isto e depois depara-se-nos este triste espetáculo de petardos a estoirar durante todo o jogo!! Petardos a cair sobre o guarda-redes adversário e petardos lançados não se sabe de onde que cairam sobre adeptos do SCP ferindo três ao que consta...
Que diabo! Para quê tanto aparato e inconveniência então??!! Não culpo somente as claques!! Culpo as direcções por não resolverem este problema recorrente, culpo os serviços de segurança e culpo, sobretudo, a polícia pela sua total ineficiência!!!!! Ineficiência proverbial, sobejamente comprovada aliás por muitas cenas lamentáveis a que temos assisitido, designadamente o triste caso do verylight que não conseguimos esquecer.
Um espectador ao meu lado recordava que um petardo daqueles poderia cair sobre ele ou sobre o filho pequeno que o acompanhava. Tem razão.
Razão não têm certamente os responsáveis sindicais da PSP quando vêm para a televisão reclamar contra as medidas que estão neste momento em marcha para controlar a situação de total irresponsabilidade e de exigências descabidas que se vive neste como noutros sectores do serviço público. Sabemos bem quem cumpre e quem não cumpre as funções que é suposto desempenhar. E sabemos também quem as cumpre com competência ou de forma badalhoca.
E os portugueses não têm dúvidas, certamente, sobre quem mandariam de bom grado para o Quénia...

Amsterdao!

Caríssimos correligionários,

Serve este primeiro post para tornar público que vou à Associação Portuguesa Lusitanos sediada em Amsterdão, ver o grande derby do futebol português. A moral é grande mas acho que vou rodeado de lampiões, o que nem sempre é bom. De qualquer forma é melhor do que estar em casa a sofrer pela rádio! A partida para a gloriosa cidade da Holanda do Norte (Noord-Holland) e do Reino dos Países Baixos será pelas 20:30 (hora local).

Abraços respeitosos e Viva o Sporting!!

gord_illo