terça-feira, 6 de junho de 2006

Artigo de Vital Moreira

O doutor Vital Moreira escreve hoje no Público um artigo que considero de enorme importância, intitulado "O défice democrático da sociedade civil."
Aconselho a todos os que acompanham o KL que o leiam.
No que ao KL diz respeito, o artigo trata de matéria que já aqui falámos por diversas vezes. Matéria que está afinal no cerne do movimento que lançámos em torno do "Manifesto: Sporting uma história com futuro".
Resumidamente, o que Vital Moreira afirma --em meu entender com toda a razão-- é que certas instituições têm em Portugal um enorme poder (económico, social ou outro) e representatividade, delas fazem parte dezenas ou centenas de milhar de membros ou associados, muito dispersos geograficamente, mas a sua organização e o seu funcionamento democrático deixam muito a desejar.
Citando uma sugestão recente do presidente de uma dessas instituições, o Montepio Geral, pergunta VM: "e se organizações com dezenas de milhares de associados, espalhados por todo o país (como é o caso do Sporting, acrescento eu), tivessem uma assembleia representativa de todos seus membros, com um mandato plurianual, eleita numa base regional, com um funcionamento regular, em vez das assembleias gerais anuais, em que participam umas escassas dezenas ou centenas dos seus membros?"
Essa a questão central do nosso Manifesto (espero que depois do doutor Vital Moreira ter abordado esta questão a nossa proposta possa ser discutida mais seriamente...) que gostaríamos de ver debatida e em torno da qual gostaríamos de criar um verdadeiro movimento de renovação do Clube. O Sporting é mais que o futebol e a sua influência não se exerce apenas, nem se esgota ao domingo.
Voltaremos ao assunto, assim o espero. Entretanto, tentem apanhar o jornal se não o compram habitualmente.

Ser socio do Sporting

O nosso colega Ofensiva 1906, cita uma afirmação de FSF (ver aqui o post), segundo a qual para ser sócio do Sporting não bastaria ter paixão, seria necessário ter alguma capacidade económica.
A afirmação citada, por acaso, foi feita na AG de 6a feira passada a propósito da questão do aumento do número de de sócios, das quotizações, etc.
Agradeço ao Ofensiva não ter deixado passar esta questão em claro e aproveito para dar algumas achegas...
Aqui está matéria que merece, de facto, um debate profundo. Aqui está, mesmo, um assunto que mereceria, em minha opinião, um referendo no Sporting!
A afirmação espelha um conceito de Sporting e um conceito de gestão de Sporting.
Talvez o dr. Rogério Alves queira fazer o favor de promover esse referendo... (ele mostrou-se aberto à discussão, dizendo que convocaria as AG's que fossem necessárias para debater os assuntos que fosse necessário debater, e não virará, certamente, em nome da democracia leonina, as costas a um debate desta natureza...)
O tema da AG, apresso-me a sugeri-lo desde já: "SCP: SPORTING CLUBE PRIVADO ou SPORTING CLUBE DE PAPALVOS?"
Voltaremos a esta matéria, seguramente...