quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Natal em Alvalade

Noticia “O Jogo”:
«O Sporting prepara-se para fazer da recepção de sábado próximo à Académica uma verdadeira festa de Natal, numa iniciativa deveras abrangente – denominada “Natalvalade‘06” –, que promete encher o recinto do emblema verde e branco. Para já, estão 44 mil bilhetes vendidos, perspectivando-se casa cheia.
Para que nada falte aos sócios e adeptos do clube de Alvalade, há um conjunto de promoções e acções em marcha, tendo como alvo o público jovem e também os adeptos pertencentes aos Núcleos do Sporting espalhados pelo País, estando já assegurada a comparência de 5300 pessoas ligadas a 80 “solares” leoninos. A entrada será grátis para crianças até seis anos, havendo ingressos especiais para jovens dos sete aos 17 anos.»
Trata-se de uma boa iniciativa desta direcção. Em primeiro lugar para o próprio futebol português que não vive sem público e dele está tão carenciado. Mas também para o Sporting, que assim tem uma excelente ocasião para agregar os seus adeptos de todo o País; estes raramente têm ocasião para ver o seu clube do coração jogar. Com iniciativas destas se dá alguma importância aos associados e adeptos, neste caso aqueles que mais dificuldades têm em manter viva a chama de amor ao clube, por via do afastamento geográfico.
Esperemos que isto não seja mero folclore; que possa, isso sim, ser um indício de que a nossa direcção começa a dar alguma atenção àquela que é a seiva sem a qual nem sequer haverá clube: os sócios e os adeptos.
Cá por mim, à cautela, vou esperar sentado.
Já agora, a ver se a equipa não estraga a festa, joga bem e ganha!

Uma palavra de esperança

O KL vale o que vale, mas ainda assim não queria deixar de manifestar aqui a minha enorme expectativa relativamente ao curso que pode vir a tomar o processo chamado "Apito Dourado" e outros de corrupção desportiva, agora que a Procuradora Adjunta Maria José Morgado foi nomeada coordenadora desta área da investigação judicial.
"Precisamos que acreditem em nós, Ministério Público, na polícia e nos tribunais. Por isso, a hora é de trabalhar e não de falar", disse Maria José Morgado, citada pelo Público.
Não somos ingénuos, mas temos esperança que se possa agora começar a colocar alguma ordem nesta casa que vive em grande e incompreensível balbúrdia. Tenho mesmo esperança que o exemplo do desporto possa "contaminar" outras áreas da vida nacional e que possamos, finalmente, passar a poder confiar na justiça portuguesa. Podemos estar no dealbar de uma nova era. E, no que concerne o desporto e, concretamente o futebol, pode ser que a partir de agora apenas toque viola quem tem unhas...

O relvado

Dizem que Bela Gutman, o treinador que levou o Benfica à conquista dos títulos europeus, dizia aos seus pupilos: “a bola é de couro; o couro vem da pele da vaca; a vaca come a relva; a bola é para andar junto à relva”. É de facto assim, sobretudo nas equipas mais apetrechadas do ponto de vista técnico. Mas isto está prejudicado nos jogos do Sporting em casa, dado o estado do relvado.
Claro que tal não explica os maus resultados que o Sporting vem obtendo no seu campo; mas que é um dos factores que conta, disso não tenhamos quaisquer dúvidas. Ora o que se tem passado com o relvado do nosso estádio é confrangedor e vergonhoso, prejudicando gravemente o desempenho dos atletas e pondo em risco a sua condição física, como hoje afirma com todas as letras Caneira. Isto não abona nada a favor da qualidade da gestão das sucessivas direcções do Sporting. Direcções de que fez parte o actual presidente, Filipe Soares Franco.
Historiando:
Primeiro foi o vergonhoso relvado aplicado pela mesma empresa que aplicou o do FCP, com os mesmos resultados: a relva saltava aos bocadões, fazendo os jogadores enterrar as chuteiras na “praia” que estava por debaixo; sorte que ninguém se aleijou a sério. Mas o Porto substituiu o seu relvado e não teve mais problemas. Nós, chicos-espertos, remendámos a coisa de um modo que os jornais de então descreveram como sendo um misto de natural e artificial; o artificial como que cosia o natural entre si e ao chão firme.
Os resultados dessa esperteza estão à vista e desconfio de que, passado todo este tempo, não haverá lugar à responsabilização da empresa instaladora (ou remendadora) e quem vai ter de pagar os resultados deste acto de gestão é o Sporting.
Foi assim, ou não? Se não, então expliquem-nos o que se passou! Somos sócios; pagamos as nossas quotas! O mínimo a que temos direito é a ser informados!