segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Dos blogs gasosos e dos jornais que perderam o gás

Tenho da imprensa a pior das impressões. O jornalismo que se pratica hoje em dia nem de vão de escada chega a ser. Os produtos jornalísticos que hoje nos são oferecidos, nem ao estilo lambreta ou traçadinho gasoso se conseguem tragar. Há muito tempo que deixei de olhar sequer para os jornais. Nem as gordas consigo ler! Vão-me valendo os sinais de fumo para ir sabendo o que se passa...
Os blogues em contrapartida oferecem-me duas coisas, qualquer delas de valor absolutamente inestimável. Por um lado, permitem-me raciocinar livremente sobre factos e exprimir livremente o produto do meu raciocínio. Por outro lado, permitem-me apreciar e discutir, se for caso disso, o raciocínio dos outros e as opiniões que os outros livremente exprimem. Coisas que nos jornais, já também há muito se percebeu, é impossível encontrar: opinião livre e raciocínio rareiam e trabalhinho vai havendo enquanto o patrão não acordar com os pés de fora.
Diferenças básicas que dão vantagem aos blogs. A liberdade e o facto de não estarmos dependentes de ninguém para exprimir os nossos pontos de vista tornam-nos também imunes a males de que a imprensa nunca se há-de livrar. Aqui no KL, por exemplo, não damos recados e decidimos que se houver o perigo de perder o trabalhinho pagamos subsídio uns aos outros...
Os blogs são tão claramente superiores aos jornais que obrigaram os orgãos de comunicação tradicionais, quando estes entraram em perda, como é patente e notório, a "blogolizar-se", criando versões on-line e abrindo os seus "eTextos" ao comentário e à apreciação dos seus "eLeitores".
Por tudo isto dá-me uma imensa vontade de rir quando vejo os jornais a falar à séria sobre blogs e os jornalistas a desfazer nos blogs. Verdade! Até me vêm as lágrimas aos olhos de tanto rir.
Acontece que li num blog que dois jornais desportivos tinham tratado de matéria relacionada com os blogs sportinguistas. Fiquei curioso e mão amiga fez-me chegar hoje cópia da dita prosa...
A este propósito não queria terminar sem acrescentar duas notas finais.
Primeiramente, queria deixar o aviso que a próxima vez que verificar que há um jornal desportivo ou um outro "orgão de comunicação social" a visitar aqui o KL lhe lanço um virús que vai tirar de vez toda a rigidez dos discos dos respectivos computadores!! Nem com viagra digital os vossos discos ficarão outra vez rijos!! Experimentem!
Seguidamente, devo confessar que concordo com a observação que o blog é a roda de amigos de antigamente, a tertúlia de taberna ou de vão de escada, agora feita pelo cabo coaxial ou pelas ondas do satélite. É verdade. Porém, faço notar que o jornal já nem para embrulhar o peixe serve!!