terça-feira, 24 de janeiro de 2006

A "aventura" do Sporting

Muito se fala hoje do perigo de aventureirismos no Sporting. Candidatos putativos queixam-se do perigo de "aventureiros" poderem tomar conta da direcção. Apoiantes de candidatos putativos acenam o espectro de um "aventureiro" poder tomar conta do Sporting para justificar o seu apoio aos ditos candidatos putativos. Figuras da "reserva" do clube falam da sua disponibilidade para avançar com uma candidatura se algum "aventureiro" se aventurar a candidatar-se...
Ora, o Sporting vive uma das suas piores aventuras e está neste momento num estado que se poderia classificar de pré-calamidade. Em risco de perder aneis e dedos. O desaparecimento do clube, ou pelo menos a sua transformação num clube de bairro é uma possibilidade claramente real.
Os dirigentes que nesta última década tomaram conta dos destinos do Sporting criaram todos estes problemas e, ou fugiram, ou manobram por controlo remoto não dando a cara, mas surgindo consequentemente desresponsabilizandos pela borrada que fizeram.
Sejamos claros: nenhum problema de fundo do SCP foi resolvido ao longo desta década. Todos os tiques, faunas chupistas, falhas organizativas, fragilidades institucionais e fracassos desportivos se mantêm. Acumulam-se ou agravam-se problemas que julgávamos definitivamente erradicados. Que quem quer que seja que venha a estar à sua frente vai ter enorme dificuldade em resolver.
Mais grave: de um projecto canhestramente concebido e pior executado resultou uma notória falta de unidade no clube. Hoje pode-se falar de "Sportings" mas o Sporting Clube de Portugal, esse está distante. Não há uma ideia mobilizadora, um grande desígnio, um rumo claro em torno dos quais todos os Sportinguistas se possam juntar de forma inequívoca.
Sem surpresas, portanto, o clima que se vive neste momento no nosso clube é, claramente, de descontentamento, desmotivação e desconsolo. Prevalece uma sensação de impotência, uma apreensão pelo futuro, um desencanto profundo por tudo o que se passa, tanto no plano da gestão, como no plano desportivo. Os meandros do clube são uma incógnita.
A desconfiança perante o mistério insondável que é o Sporting hoje, é generalizada. Está instalada uma atmosfera negativa e malsã.
Quem são, portanto, os aventureiros?!!!
Que significado terá então a palavra "aventureirismo" no dicionário desses auto-designados "notáveis" que se vêm pronunciando nestes últimos tempos, sucessivamente, com intrigante insistência?
A palavra "aventureirismo" só tem um significado, venha ela de bigodes ou de gravata...


Manifesto - Sporting uma História com Futuro

Blog "Manifesto - Sporting, uma História com Futuro"

Informamos todos os membros e habituais frequentadores do King Lizards que criámos um novo blog exclusivamente destinado à discussão em torno do Manifesto.
Todos os que quiserem expressar a sua opinião e dar o seu contributo façam o obséquio de se dirigir ao blog Manifesto - Sporting, uma História com Futuro. Todos os contributos serão bem vindos.
Leiam, por favor, e divulguem. Pelo SPORTING!


Poderão obter aqui o Manifesto - Sporting uma História com Futuro.