domingo, 9 de março de 2008

Em 5º e em risco de cair para 6º

O sentimento de vergonha por esta miserável exibição do Sporting (mais uma!) é tal que eu temo não conseguir ser muito objectivo nas minhas palavras. Mas, enfim, vou tentar.
O Sporting lá se bateu galhardamente para defender a sua 5ª posição (já estávamos em 5º na última jornada pessoal, se calhar não deram por isso...) Foi mais uma exibição com direito a "olés"... (Hein, dr. Soares Franco!! Este ano é que é um fartote de olés!! E, já agora, também não foi a primeira vez que isto aconteceu na presente época pessoal; se calhar também não deram por isso...) Foi, finalmente, mais uma exibição --porventura a exibição-- que hipoteca inexoravelmente a próxima época...
Nada mau para um dia de trabalho!
Retenho três questões que me parecem dignas de aqui referir.
Em primeiro lugar, entrámos já na fase em que jogadores e treinador fantasiam no final do jogo, tecendo comentários cujo conteúdo deverá corresponder a uma partida que eles imaginam que teve lugar, mas que na realidade não teve. Moutinho dizia, por exemplo, que "entrámos bem no jogo" e Bento dizia que "controlámos a partida até ao primeiro golo." Devem ter estado todos num estádio diferente daquele em que decorreu a partida a que todos nós assistimos. Ou então o que vimos foram hologramas. Ou, muito provavelmente, o choque é tanto (também para eles, coitados!) que entraram naquela fase que em Psicologia, a propósito de uma situação traumática como a perda de um ente querido, por exemplo, se designa por fase da negação...
É perfeitamente patético mas é verdadeiro.
Em segundo lugar, o Sporting já está desde há algumas jornadas abaixo da sua posição tradicional e nunca esteve tão mal classificado (salvo erro!) nesta altura do campeonato. Já estamos fora da média, relembro-o uma vez mais. Já estamos para lá dos nossos piores pesadelos. Agradeçamo-lo ao dr. Filipe Soares Franco e à sua inteligente e talentosa equipa. Bom trabalho e parabéns!
Aproveito para endereçar parabéns também a todos os defensores desta gestão! Para vós vai também o mérito de toda esta glória...
Mas, há ainda um terceiro aspecto, que me parece também interessante e para o qual chamo a atenção de todos. É que o Sporting está na iminência de não ir sequer a nenhuma competição europeia para o ano. Eles, coitados lá vão dizendo que continuam a lutar pelo segundo lugar, etc e tal, mas a realidade é que o Sporting, embora mantenha a 5ª posição na classificação, arrisca-se a descer para 6º já nesta jornada.
Faltam 8 jornadas para o fim do campeonato e estão 24 pontos em disputa. Nesta luta derradeira estão envolvidas equipas que jogam um futebol incomparavelmente superior ao do Sporting, que se encontram empolgadas e motivadas e que legitimamente espreitam a oportunidade de conquistar posições tradicionalmente detidas por um dos chamados "grandes". Neste sentido não será de admirar que o Sporting fique fora da carroça este ano, pela primeira vez...
E se a evolução dos acontecimentos for nessa direcção fico a aguardar com grande expectativa o teor do próximo relatório semestral da Sporting SAD à CMVM.
Ao que nós chegámos!

Porque não?

Numa entrevista a Luís Figo publicada hoje na revista Pública, é-lhe perguntado se tem algum clube do coração. Sem hesitar, Figo responde que "clube do coração é o Sporting e mais nenhum."
"Gosta do Sporting a ponto de vir a ser presidente do Clube?" pergunta ainda a entrevistadora. "Porque não?" responde Figo. "Se se desenhar uma carreira como executivo do futebol e se estiver realmente capacitado para servir o Sporting, é possível. Seria um marco importante na minha carreira profissional e pessoal."
Aqui há tempos tinha falado sobre isso aqui.
Porque não, pergunto eu também...? Tomara até que o futuro pudesse chegar mais depressa!

Campeã do Mundo


Naide Gomes venceu hoje o salto em comprimento nos Campeonatos Mundiais de Pista Coberta em Valência. Mais uma lição de/do atletismo. A marca obtida de 7m constitui novo recorde nacional. Parabéns!