domingo, 1 de outubro de 2006

Veja na televisão que ir o estádio dá muito trabalho e nós já vendemos as gamebox

O Sporting SAD, apresentou as suas contas. Para além dos resultados económicos, a Administração, através de Pedro Afra, afirmou: “Estamos a conseguir elevar a condição comercial do Sporting a um patamar europeu.”
Concretamente, o director-geral comercial da SAD, fez o ponto de situação da SAD relativamente aos lugares anuais no Estádio de Alvalade. A campanha “Garra Centenária” resultou, até ao momento, na venda de 33.500 gameboxes, mais do que as 29 mil da última temporada e “mais do que os 32 mil bilhetes de época do Inter de Milão”; dos cerca de 160 camarotes do estádio, 81 por cento estão negociados; e nos lugares de empresa, a ocupação ronda os 100 por cento.

Para além da imprensa da especialidade continuar a confundir o clube com a SAD, não sei se por ignorância, se por não se tratar de desporto ou para defender propositadamente os interesses dos accionistas sem clube, facto que, por si só, nos deve merecer a maior das atenções mas cuja análise não pretendo agora abordar, espanta-me a falta de respeito que o senhor director-geral tem pelos paradigmas que são inerentes à sua própria actividade. Refiro-me ao facto de o Sporting jogar amanhã às 19 e 15 num total desrespeito pelos 33.500 compradores de gameboxes cuja actividade profissional não vai permitir assistir ao jogo todo. Jogo que já pagaram por inteiro.

Não vou, por enquanto, considerar que a Administração deveria devolver a parte do custo da gamebox referente a este jogo, mas lembro que tem vindo a ganhar força a ideia que a Brisa deve fazer um desconto sempre que a auto-estrada está em obras!

Quero, no entanto, chamar a atenção para que os “clientes” cansam-se de ser maltratados e se é verdade que no negócio futebol os resultados ajudam a desculpar muita coisa, também é verdade que a falta deles potencia o seu afastamento.

Aliás a lógica do futebol, mesmo deste futebol globalizado, continua a depender de haver espectadores nos estádios, porque eles é que compram o merchandising, consomem as cervejas e as bifanas, fazem subir o valor dos espaços comerciais envolventes. Não será por acaso que nos outros países, onde o futebol também é televisionado em ppv a ditadura das televisões não conseguiu acabar com o prazer de um jogo a meio da tarde. A Sportv terá sempre campeonatos para transmitir pelo que se está a marimbar para os clubes. Terá a administração da SAD consciência de que nenhum negócio é eterno se não for cuidado de modo a ser revitalizado antes do início do declínio?

Mais um novo membro

Saudações especiais para Brown Lion, a mais recente aquisição da refulgente equipa do King Lizards!