quinta-feira, 12 de junho de 2008

Mau carácter

Não percebo, com toda a sinceridade, a admiração que causaram as declarações do pai do João Moutinho sobre as ambições do filho em jogar num clube "maior" que o Sporting, ou do Miguel Veloso que fez comentários acerca da sua clásula de rescisão.
Por que princípios se rege a gestão do Sporting? Qual é o traço dominante da cultura "sportinguista" hoje? O que é a "família" Sportinguista?
Eu ia dizer que a direcção (esta ou outra qualquer que esteja a manobrar o barco com este método de navegação) está a ser vítima dos tempos, mas não: os tempos é que estão a reflectir a actuação destas direcções.
A cultura que está instalada, a cultura das VMOC e das CMVM, foi instituída por esta gente. Não foram os jogadores que inventaram o mercantilismo no desporto. Os jogadores e os seus representantes apenas se deixam arrastar pela onda. Acreditem-me, não há, há muito, qualquer sombra de amor pelo Clube, nem qualquer réstia de respeito pelos seus princípios fundadores.
Em trânsito desde que puseram pela primeira vez os pés na Academia, só podemos esperar destes jovens mal agradecidos e mal formados o pior. Não há ninguém com autoridade e com princípios para lhes ensinar melhor. O exemplo vem totalmente de cima.
Uma coisa é certa: aqueles que apoiam esta turba manhosa que se passeia hoje pelos corredores do poder do Sporting (e de outros clubes, valha a verdade!), pensando que estão a preservar o Sporting original, contribuíram decisivamente para criar um novo "centro de formação" que desafia e leva de longe a melhor à Academia de Alcochete. Neste novo centro de formação só é dada uma única disciplina: "Mau carácter". O êxito da "pedagogia" é garantido.
Com a escola que temos e com a gente que temos à sua frente e à frente dos destinos do Clube, espantar-me-ia muito se saíssem das camadas de formação do Sporting grandes atletas que além de o serem, fossem também grandes Sportinguistas.