sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Venenos 36

Uma notícia do Público on-line dá conta que a Escócia vai receber os Mundiais de Futebol na Lama no próximo mês de Junho.
O nome original em inglês é Swamp Soccer, que deveríamos traduzir com mais rigor por "Futebol do Pântano".
Temos de admitir que o tema é aliciante...
Quando vi o título pensei que se tratava de qualquer coisa relacionada com o processo do Apito. Depois ocorreu-me que poderia ser uma competição na qual iriam participar várias equipas portuguesas. Pensei na qualidade de algumas exibições de certas equipas que tenho visto de vez em quando por aí...
Enganei-me, afinal a história é outra.
Diz-se que foi a Finlândia que iniciou este desporto em 1998, mas Portugal contesta vigorosamente esta suposta origem. "Em Portugal já há muito se pratica, embora o facto não seja reconhecido e as pessoas tentem maliciosamente levar isto para outro lado," afirmaram fontes por nós contactadas. Estas fontes reconhecem, por outro lado, que alguns clubes portugueses terão boicotado uma possível participação portuguesa, enquanto o nosso país não for distinguido como o grande, o único, o verdadeiro iniciador do Futebol do Pântano. "Portugal," acrescentam as nossas fontes, "é o único com verdadeiras condições para a prática deste desporto."
"Ninguém arrasta o futebol pela lama como Portugal," afirmou-nos um conhecido dirigente.