domingo, 11 de dezembro de 2005

Meter o Centenario no sexto...

Terá passado certamente despercebida a muita gente a notícia de que, em período de comemoração do Centenário, o Sporting decidiu, em colaboração com a marca de alta relojoaria Franck Muller, lançar um modelo de relógio comemorativo da efeméride. Tão grande preciosidade, em ouro verde de 18 quilates, vai ter uma edição limitada de 36 exemplares que custarão aproximadamente 20.000 euros cada. Mais: o Presidente do Sporting Clube de Portugal, acompanhado do Presidente do Conselho Fiscal e do sócio número 1 deslocaram-se à Franck Muller em Genebra para assistir à montagem do primeiro exemplar...
Não querendo praticar aqui o jogo fácil da demagogia, gostaria de deixar no entanto algumas notas sobre este assunto. Numa altura em que está tudo por fazer e em que a crise que atravessamos se afigura como não tendo paralelo com nada que o Sporting tenha experimentado antes, numa altura em que, certamente para continuar as efusivas comemorações do Centenário, o Sporting desce para o 6º lugar no campeonato, não deixa de ser curioso ver o que faz vibrar a direcção em exercício levando-a a cumprir com dedicação comovente tão delicada tarefa. Os problemas são imensos, o futuro é escuríssimo, mas vamos ter 36 sportinguistas que irão poder dizer com precisão suiça e em grande estilo quanto tempo vai levar o clube a cair para o fundo mais inexorável.
Não posso deixar de me sentir irado (irado!) pela forma como a situação problemática que o Sporting vive tem vindo a ser tratada por esta direcção. Uma actuação que vem de trás e que conduziu à crise mais profunda que o Sporting jamais atravessou. Uma crise que, pelo que se vê, vai assumindo contornos cada vez mais patéticos.
Não era preciso um relógio tão sofisticado para saber que está na hora da oligarquia ser apeada e que é imperioso escolher um novo rumo!!!