sexta-feira, 28 de setembro de 2007

SE FOSSE SÓ A SIC...

A bofetada que PSL deu na SIC parece estar a acordar a malta, que é o que faz falta...

Eu na semana passada também fiquei cheio de brotoeja por causa da importância que a RTP1 deu ao Mourinho e ao Scolari, no seu noticiário da noite.

Há 60 anos, os treinadores de futebol tão depressa eram bestiais como bestas.
Agora, não.

Na passada Quinta-feira, a RTP abriu o noticiário das 20 horas com o drama do semi-despedimento do bestial treinador de futebol José Mourinho. Durou 15 minutos, com entrevistas e reportagens em directo de Inglaterra. Logo a seguir, a tragédia do semi-murro dado por outro bestial treinador e seleccionador de Portugal, Felipe Scolari.
No dia seguinte, a RTP continuou o seu inestimável serviço público com mais um quarto de hora da telenovela José Mourinho, em horário nobre, prometendo a continuação para depois do noticiário. Eis o estado da Nação.
Já ninguém estranha, já ninguém se indigna. O povo sereno, está cada vez mais domesticado pelo sistema.
O futebol vai cumprindo a sua missão como instrumento para estupidificar o povo, manejado pelos meios de comunicação social, alimentado pelos agentes-empresários, acarinhado pelos políticos e dirigentes desportivos.

Há 60 anos, quem ganhava jogos, campeonatos e taças eram os jogadores dos clubes. Hoje, são os treinadores bestiais… Mourinho dixit.
Tanto Mourinho como Scolari podem ser dos melhores treinadores de futebol do mundo. Não discuto. Só que ser treinador de futebol é uma profissão que poucos conhecimentos e faculdades exige. Uma profissão que todos nós pensamos poder exercer. Compare-se um treinador de futebol com, por exemplo, um maestro de uma orquestra sinfónica.
Porque ganham então os treinadores rios de dinheiro? Porque só assim, movimentando milhões, o futebol pode alimentar máfias, parasitas e vigaristas. Por isso, hoje, os treinadores são sempre bestiais, as bestas, mansas, somos nós.