quinta-feira, 2 de fevereiro de 2006

Nacionalismos

As declarações do ridículo presidente de um clube que se chama Nacional da Madeira são inqualificáveis. Ninguém, que eu saiba, provocou a agremiaçãozeca insular para justificar comentários como os proferidos pelo referido cavalheiro e tamanha sanha anti-sportinguista levanta fundadas suspeitas de que haja para aí mais do que o olhar vê...
Mas, é verdade que, no geral, o Sporting se põe a jeito e é isso que permite que este tipo de situações surja com maçadora frequência. É mais um episódio deste complexo caso que é o modo de dirigir o Sporting hoje... Toda a gente acha que pode bater no Sporting porque a impunidade é total. Questões de liderança e de estilo que revelam a forma badalhoca como as direcções do SCP lidam com os valores mais sagrados do clube. É a triste situação a que chegámos!
Já agora, quero ver a cara do fogoso presidente e do seu imprudente treinador se o Sporting lhes der, como se espera, o adequado correctivo em campo...






Manifesto - Sporting uma História com Futuro

Queremos explicaçoes!

Para quem não conseguiu ou não teve ocasião para ler mais sobre o Seminário a que chamaram "Por um Sporting Renovado" visite este link para um excelente resumo sobre esse evento.
Já agora o Ofensiva 1906 (ofensiva1906.blogspot.com/) traz mais notícias interessantes sobre a actual situação do Sporting que vale a pena consultar.
Nos últimos dias a blogosfera sportinguista tem sido invadida por uma quantidade de informações que apontam para uma crise gravíssima. Das duas uma: a ser verdade, sendo tudo isto provado e provável, estamos perante um caso do foro criminal (haverá juristas entre os leitores do KL, certamente, que podem confirmar uma situação aparente de gestão dolosa); ou então estes factos não são de fácil prova e o caso fica por aí. Ou então as revelações feitas são falsas e não passam de "ruído" da oposição...
Em qualquer caso, a Direcção TEM de promover o esclarecimento de tudo isto.
As formas que os sócios têm para se esclarecerem e intervir no seu clube (para além de pagar...) são diminutas. Mas, existem! Neste caso, e na minha opinião, ou é convocado o Conselho Leonino (onde estão presentes os antigos presidentes e outros membros das direcções pretéritas) para que tudo isto possa ser muito bem explicado, ou, não havendo um esclarecimento aceitável, e estando nós confrontados com todos estes rumores, com uma direcção a assistir aquiscente porque muda, restar-nos-á reunir as assinaturas necessárias para que tudo isto seja clarificado de uma vez por todas em A.G..
A palavra à Direcção.




Manifesto - Sporting uma História com Futuro

O texto

O texto que o nosso Master recomenda devia ser de leitura compulsiva e de análise obrigatória nas escolas.
Quanto às alternativas que se perfilam, acho que merecemos melhor.
Eu não aprecio o Dr. Dias Ferreira quanto à forma e acho que o epíteto de Taliban (como lhe chama Evol Roma) lhe assenta com alguma propriedade. Já tinha escrito que o seu estilo truculento e arruaceiro, por vezes a roçar a má educação, fará mais o género dos meninos ultras.Pode ser (pouco) suportável num comentador mas não no Presidente do Sporting. Mas a ter que optar, também acho que ele pode ser mais independente e descomprometido face aos lobbys que têm dominado a gestão desastrosa do clube. Aguardo com ansiedade e expectativa o aparecimento de mais e novos projectos. Porque destes dois poucas ideias estruturantes se conhecem. É um pouco como os programas de governo que depois são acusados de ter muitas Finanças e pouca Economia. É evidente que há um problema grave de contas para resolver mas, como dizia o Presidente Jorge Sampaio, “há vida para além do orçamento”. Que diabo, o Sporting é mais do que um buraco orçamental ou uma dívida à banca.
O Sporting é mais do que a soma de uns terrenos ou um qualquer projecto imobiliário.
O que de positivo esta fase está a ter são estas movimentações anónimas e subterrâneas.
O facto de os Sportinguistas se terem comportado como meros eleitores passivos deixou o Clube com este passivo.
É preciso criar a convicção de que a passividade acabou e que quem vier a assumir os destinos do clube vai ter que prestar contas.
Quanto mais as cúpulas estiverem receosas desse facto mais responsável e Sportinguista será o seu comportamento.