segunda-feira, 11 de setembro de 2006

O segredo

Quis o acaso que tivesse podido assistir à conferência de imprensa que anteceu o jogo Sporting-Inter. Falou primeiro o João Moutinho. Já o tinha ouvido falar nestas situações, mas nunca com o vagar suficiente que me permitisse seguir as suas respostas com atenção, ou analisar a forma inteligente como reage às perguntas formuladas e domina a sua natural ansiedade.
Este jogador tem sido, muita justamente, distinguido pela excelência do seu futebol. Um dos aspectos mais destacados é a maturidade que revela dentro de campo. Diz-se, muitas vezes, que a sua enorme serenidade e autoridade fazem levar a pensar tratar-se de um jogador muito mais velho.
Ora, na conferência de imprensa Moutinho revelou exuberantemente uma outra qualidade. Fala bem e destrói completamente o cliché do jogador da bola, bom de pés, veloz de pernas, mas incapaz de dar uma para a caixa quando se trata de lidar com as palavras...
Ouvindo-o falar percebe-se que o segredo de João Moutinho é afinal simples: ele fala bem, porque pensa bem. De forma análoga podemos concluir que joga bem porque pensa bem. Aí está o segredo.
É um gosto ouvir o João. Era, claro, já um gosto vê-lo jogar, mas agora percebo melhor de onde vêm afinal, e no final, as suas qualidades.