quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Anónima é a SAD!

O presidente do Sporting dá hoje uma entrevista ao Record (sim, hoje comprei o Record!) que merece ser criticada. A presença directa e indirecta do presidente do Sporting nos meios de comunicação está-se a tornar estranhamente obsessiva, mas desta feita tenho mesmo de colocar aqui alguns pontos nos ii.
O Sporting é um clube com --como sói dizer-se-- um enorme défice democrático! Não é uma questão de pessoas, deste ou daquele dirigente. Não há nos Estatutos e na estrutura organizativa do Sporting uma filosofia de participação e de democracia. Como se isto não bastasse, a entrada em palco de uma SAD veio tornar ainda mais obscura e anti-democrática toda a vida do Clube.
Não faz sentido, na minha modesta opinião, o Sporting ter esta estrutura bicéfala, ou, melhor dito, esquizofrénica. E não há neste Sporting bicéfalo e esquizofrénico estruturas capazes de promover e conduzir uma discussão e uma participação activas dos sócios. Os poucos momentos em que se finge dar-lhes voz, na AG, são momentos que só se podem classificar de vergonhosos. Nunca ouvi uma voz dissidente da corrente no poder no Sporting a quem não fosse cortada a palavra. Nunca há tempo para manifestar uma opinião mais elaborada. As AG são em si mesmas, pela sua forma e pelo modo como decorrem, manifestações do horror à democracia que parece desde há muito ter invadido o poder estabelecido Sportinguista. Só faltam os jagunços ou um "guarda Abel" qualquer. E quanto aos métodos usados na direcção das reuniões do orgão máximo do Sporting nem me atrevo a comentar... Direi apenas que havia figuras que aprendi a respeitar por quem perdi totalmente o respeito depois de as ver a dirigir uma AG...
É verdade que o problema não está nas pessoas, mas na falta de regras e estruturas que definam um quadro de participação intensa e plena. O sócio do Sporting tem, na prática, direito a pouco mais do que pagar as quotas e desembolsar o dinheiro dos ingressos. Já há algum tempo que defendia que, no quadro actual de funcionamento do Clube (leia-se: num quadro em que ao sócio, como a qualquer adepto, apenas é dada a possibilidade de desembolsar os valores exorbitantes que são cobrados pelos ingressos nos desafios das equipas do Sporting) era preferível ter um bom Provedor do Adepto e um eficiente Serviço de Reclamações. De certeza que tudo era assim mais claro e nos saía mais barato.
Participação e possibilidade de analisar criticamente, de exprimir as nossas opiniões e de participar na vida do Clube, para além de pagar é portanto coisa que nos está totalmente vedada.
Longe vão, no entanto, os tempos em que à falta de real participação na vida do Clube, esta se resumia às discussões de vão de escada ou às tertúlias de café, como um imbecil de um jornalista há tempos referia. E como era cómodo que a discussão não passase de um círculo restrito e que os megafones apenas fossem empunhados por quem a eles tinha acesso ou por quem tivesse dinheiro para os comprar.
Por azar daqueles que certamente prefeririam que o megafone fosse sempre empunhado por eles ou por mão amiga, surgiu esta coisa maçadora da internet e, azar dos azares, surgiram os blogues...
O presidente em exercício do Sporting acha que os bloguistas são um intolerável grupo de pressão e diz que despreza totalmente os bloguistas anónimos. Pois bem, senhor presidente, na minha qualidade de bloguista anónimo, pago-lhe na mesma moeda: desprezo-o totalmente! E baseio esta minha apreciação no facto de achar o seu trabalho um verdadeiro desastre, como o atestam os resultados a que a sua catastrófica gestão conduziu! Não é o meu comentário anónimo, mas cheio de amor pelo meu Clube, que nos transformou numa instituição sem brilho. É a sua gestão! Não foi o meu comentário que nos fez voltar a ouvir "olés!" quando o Sporting levava um bailarico de bola de uma reles equipa adversária. Foi no seu mandato que isso aconteceu. Não é o meu teclado que cavou o défice obsceno do Sporting. É a sua orientação e dos membros da dinastia a que o senhor pertence. Não é o nosso blog que provocou o maior divórcio de sempre entre o Clube e os seus sócios. São os seus procedimentos mesquinhos, estratégias titubeantes e orientações erráticas.
São estes os testemunhos que vão ficar desta sua passagem pelo Sporting, acredite...
E digo-lhe mais: a coisa que mais gostaria que se concretizasse neste ano de 2008 era que o senhor se pusesse a milhas!! Digo-lhe sem rodeios. Se pudesse dizia-lho na cara, mas o senhor está tão distante...
Anónima, senhor presidente Soares Franco, é a SAD! Tudo o que daí vem cheira mal e, actualmente, quer o senhor queira, quer não, tudo o que daí vem está para nós sempre envolto em suspeita.
Mas, lanço-lhe um desafio: promova o debate, ouça os Sportinguistas, visite os Núcleos. Saia do pedestal. Aproxime-se. Suba mais vezes ao 7º. Dê ouvidos à crítica. Responda-nos se conseguir. E se for capaz de tudo isto, se for capaz de alterar o rumo actual, o rumo triste deste Sporting de hoje aceito a sua crítica.
De outra forma demita-se!