Sempre que tenho falado na juventude, e consequente inexperiência, da equipa do Sporting como justificação para alguma inconsistência no seu comportamento, há quem me contradite com o argumento de que a equipa do Porto tem uma média de idades um pouco mais baixa do que a da nossa.
Convencido de que mesmo isso não era verdade (a média de idades dos jogadores do Sporting foi inferior à do Porto, no Sporting-Porto), fui fazer contas. E cheguei à conclusão de que a média de idades, contadas estas pelos dias de vida que cada um dos jogadores utilizados no campeonato tinha no dia do termo deste (20/5), ponderadas com os minutos de cada um em campo foi a seguinte:
Sporting: 25,7
Porto: 25,4
Por este critério parece que a equipa do Porto é um pouco mais jovem que a do Sporting. Mas também pelo critério das médias parece impossível uma pessoa afogar-se num lago com 2cm de altura da água, se não se acrescentar que é… em média.
Pois é, esta coisa das médias é muito traiçoeira!
Usando um outro critério de avaliação da juventude das equipas, vejamos quais os jogadores que têm idade de sub-21 (segundo o regulamento da UEFA, quem nasceu em 1/1/86 ou depois).
Por este critério temos:
No Sporting: Moutinho, Nani, Veloso, Djaló, Rony, Pereirinha e Rui Patrício. Destes os 4 primeiros são titulares e, todos juntos perfizeram 9.117 minutos jogados.
No Porto: Anderson e Vieirinha. Destes apenas Anderson é titular e juntos fizeram 1.047 minutos de jogo no campeonato.
Não sei se se nota muito, mas, por este critério bem objectivo, o Porto leva 9-1.
Espero que, depois disto, todos tenham percebido do que é que se fala quando se menciona a juventude da equipa do Sporting.
números colhidos em Maisfutebol