domingo, 11 de setembro de 2005

Foi bonito pá

Foi bonito pá,
o espectáculo, a alegria no momento do(s) golo(s), a "garra de um corpo" de respeito, a vitória que fez acalmar o coração, mas teria sido muito mais bonito se o ambiente sonoro tivesse sido outro, para além do que já foi dito pelo master, com o qual estou de acordo, incomodou-me, e muito, os rebentamentos pirotécnicos, aqueles sons sem qualquer sentido e razão, mas não se percebe como é que aquilo passou pelas barreiras de segurança (apalpanços) que muito devem custar ao clube.
A PSP diz que não é da sua competência, mas sim dos "stewards", no entanto a pedido do SCP a claque dos coisos foi revistada e mesmo assim tiveram direito a colaborar no "bombardeamento", agora e perante o espectáculo espero que a direcção chame os habituais trogloditas verdes ou então peça à PSP que passe revistar todas as claques, o que não leva a lado nenhum, mas à velha questão:
Quem são os responsáveis para que aquilo tenha acontecido?
A CULPA
- A culpa não é minha, a culpa também não é tua, afinal a culpa é de todos. Logo não há culpados, vamos analisar e para a próxima vai ser melhor.
E assim vai Portugal no seguro futebol português em que o Europeu só serviu para...
Para quando o sentido da responsabilidade com consequências práticas, não para os "macacos" com os seus reflexos condicionados sob orientações superiores, sobre quem quase sempre caem as consequências, mas para os superiores, os estrategas, os pensantes... que continuam a ver só inimigos (como espectador de estádio de futebol, ao confrontar-me com certos aparatos até parece que eu sou o inimigo, que eu sou um perigoso malfeitor que tenho um lugar cativo para ver a minha equipa) e se esquecem da SEGURANÇA, nunca aparecendo nestes momentos, optando por profundas análises à posteriori nas campanulas de vidro anti motim.
Foi bonito pá,
acompanhar o Cristiano Ronaldo num momento certamente muito doloroso da sua vida, depois de fazer o que fez pelo pai, ver a sua maturidade de Homem enfrentando todas as situações.
Foi e é bonito pá,
ver que a formação no Sporting não falhou no jogador e no Homem, e não podia ter sido melhor escolha a do Paulo Bento, seu ex-colega e agora formador, para o acompanhar e representar o Sporting no momento do adeus ao seu pai.

Petardos na inteligencia...

As declarações do administrador Rui Meireles depois do jogo são lamentáveis. A PSP veio já também a público lavar as mãos como Pilatos, algo a que nós já estamos habituados. Mas, não se compreende que um responsável da Administração não fizesse outra coisa que não fosse a condenação clara de tudo o que se passou!
Depois do jogo Meireles aplaudiu as claques pelo apoio dado à equipa, esquecendo-se dos petardos. Mais tarde afirmou que tinha ficado preocupado com o petardo supostamente lançado pela claque dos coisos (afinal não se sabe ao certo se veio de lá... E se não veio de lá, de onde veio então?!), e minimizou o lançamento de petardos pelas claques do Sporting dizendo que tinham ido para o fosso. O comentário (que revela ingenuidade ou falta de estratégia) foi facilmente desmontado pelas televisões que apresentavam imagens de petardos caidos na zona da baliza enquanto Meireles dizia que afinal tinham ido para o fosso... De onde teriam, de facto, vindo todos aqueles petardos que cairam sobre a baliza do Moreira...?
É uma vergonha que isto aconteça no nosso estádio, no preciso dia em que os nomes dos titulares de Lugares de Leão passaram finalmente a figurar nos painéis da entrada do Estádio. Comprámos um lugar e levamos de bónus o direito a este incómodo e a ter de recear mesmo pela nossa integridade física no estádio que ajudamos a erguer... Grande negócio!
As famílias que querem assisitir a um jogo de bola, sobretudo com crianças pequenas, terão duas estratégias possíveis para resolver esta situação. Ou desistem de frequentar o estádio, ou levam os seus próprios petardos e os lançam sobre as claques! Gostaria de conhecer a opinião do senhor administrador Rui Meireles sobre esta última estratégia.
Meus senhores: não enfrentar este problema de caras e pintá-lo com cores leves, como foi feito pelo citado administrador, é um acto de verdadeira cobardia que eu, pessoalmente, condeno com todas as minhas forças. E a administração, em vez de branquear --pelo menos, é essa a leitura que somos forçados a fazer -- as atitudes de uma minoria de energúmenos que em nada dignifica o nome do clube com estes actos, deveria antes tomar na devida conta a reacção da grande maioria dos adeptos que se manifestou de forma clara e inequívoca vaiando os actos dos meninos leos!