quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Árbitros para o seminário

Quando Hermínio Loureiro tomou conta da LPFP manifestámos, por diversas ocasiões aqui no KL, o nosso receio de que tudo fosse continuar na mesma no reino do futebol profissional.
O exercício do mandato tem vindo a tornar mais nítidas as razões da suspeita. Ora vejam...
O problema da arbitragem em Portugal é real. Toda a gente o reconhece e os processos que correm na justiça, só por si, dão ideia de que, mesmo à superfície, a situação é grave e requer medidas urgentes e excepcionais. Deveríamos, nestas circunstâncias, esperar que das instâncias desportivas competentes surgissem iniciativas concretas para produzir uma alteração radical no modo de funcionamento deste sector.
Pelas palavras de Hermínio Loureiro logo que tomou posse e nos tempos que imediatamente se seguiram, esperar-se-ia neste domínio uma acção decidida e um olhar frontal sobre os problemas. Ora, quando tem oportunidade de exercer a pregação, Loureiro... empata.
Vem isto a propósito de um seminário sobre arbitragem que hoje decorre no Porto organizado pela Liga.
Os gestores distinguem-se por tomar decisões e implementar medidas. Neste caso a medida tomada foi a de organizar uma "seminário". Para quê?
Apontada como uma das "bandeiras do mandato" por Loureiro a questão da arbitragem mereceu afinal dele uma medida meramente dilatória, um "seminário", onde certamente aqueles que andam já suficientemente debaixo dos holofotes vão ter a oportunidade de aumentar o número pessoal de "horas de vôo", embora fiquem todos muito mais sensibilizados para esta matéria... Decisões, concretas, só quando forem vencidas as "resistências", ou seja, só para as calendas. Fica tudo, em suma, na mesma.
É a técnica que já a série "Yes Minister", a brincar, denunciava: se tens um problema e não o queres resolver, cria uma comissão... ou organiza um seminário.
Da forma como as coisas estão, a realidade sobre a arbitragem é esta: são todos culpados até prova em contrário!!!!!

PS- Já agora, uma pergunta muito singela (pode ser que dê jeito para debater no seminário...): no desporto, o princípio da separação de poderes não se aplica porquê?