sábado, 2 de dezembro de 2006

Dois discursos

A fractura, mesmo ténue, que os discursos de Paulo Bento e Soares Franco indicia constitui uma má notícia para o futuro do Sporting.
Do lado de Paulo Bento há duas conclusões a extrair das declarações que produziu. A equipa jogou mal e ele assume, como é seu saudável costume, as responsabilidades na totalidade. "Não houve casos", declarou, e foi o Sporting que falhou. Do lado de Soares Franco, o Sporting jogou bem, pressionou, e foi a arbitragem que influenciou o jogo ao não assinalar uma pretensa grande penalidade.
Todos sabemos que uma equipa vencedora é aquela em que existe um simbiose total entre os adeptos, a equipa e a direcção. Se quiserem analisar todos (todos!) os casos de sucesso, em Portugal e lá fora, vão verificar que se confirma este trinómio.
Ora, no Sporting tem havido, nesta nova fase, uma sintonia manifesta entre a equipa (incluindo a técnica, claro) e a direcção, ficando os adeptos numa situação de sintonia expectante (pagamos para ver...), mas mesmo assim de sintonia. Nas declarações de Soares Franco e de Paulo Bento de ontem começamos a notar uma clivagem insanável. Soares Franco, o Presidente do Sporting, joga o habitual jogo do varrer o lixo para debaixo do tapete, enquanto Paulo Bento, o sustentáculo de todo o edifício erguido pela direcção tutelada por Soares Franco, se diz responsável pelo sucedido e assume, como é seu apanágio, repito, a sua quota parte no insucesso. Mas, a verdade é que Paulo Bento está longe de ser o rosto dos desaires.
Está, na minha opinião, iniciada a guerra das responsabilidades.
Vamos ver o que vai dar este choque de opiniões. Se os resultados se forem aguentando, o ónus desta, aparentemente, leve guerra de responsabilidades vai ser adiado no tempo. Se os resultados forem um desastre (já vamos ter oportunidade na próxima terça-feira de ver qual foi o efeito desta triste derrota na equipa e, nomeadamente, se a época não foi já ao ar...) não tenhamos dúvida: vai estalar a grande guerra das responsabilidades. A coragem de Paulo Bento, creio, funciona para os dois lados...
Oxalá me engane, mas, sabendo como todos nós sabemos o modo como nos últimos anos o Clube vem reagindo aos infortúnios, o futuro mais ou menos imediato do Sporting afigura-se-me bastante conturbado...
A falta de resultados deu sempre mau resultado!