sexta-feira, 15 de setembro de 2006

Escolas "Academia Sporting"

Sabem os companheiros Lizards e todos os leitores do KL qual tem sido a minha posição acerca do modo como os destinos do Sporting têm vindo a ser geridos. Não tenho, infelizmente para nós, memória sequer de alguma vez ter tido oportunidade de dizer bem de uma medida tomada pelos dirigentes do Clube desde que o KL iniciou a sua actividade. Creiam que me tenho até coibido de revelar o que penso sobre algumas matérias por entender que, às vezes, chega de "bater no ceguinho". Embora a experiência revele que o "ceguinho" se coloca frequentemente a jeito...
A verdade é que tenho a pretensão de ser rigoroso e interessa-me em primeira e última análise apenas e só o Sporting.
Ora, toquem as trombetas porque tenho de manifestar sem reservas aqui o meu enorme regozijo com a iniciativa Escolas "Academia Sporting". Pelo que se percebeu a ideia vem de 2002 --um enquadramente histórico que me parece justo fazer--, mas cabe a esta direcção o inegável mérito de ter anunciado que a ia agora pôr em prática.
Destaco esta iniciativa, e sublinho esta questão, independentemente dos resultados concretos que no domínio da formação tenham sido ou venham a ser obtidos e da maneira como este projecto, em particular, vier a ser implementado no futuro em termos práticos.
As Escolas "Academia Sporting" constituem um projecto (no fundo, pelo que se percebe, quase uma ideia de franchising), sem dúvida, inovador para esta área. Seja qual for o ângulo sob o qual o queiramos analisar --cívico, educativo, social, desportivo ou financeiro e sob o ponto de vista da conjuntura histórica que o Clube, o país e, afinal, o mundo atravessam-- este projecto revela um considerável alcance. Para além disso, trata-se de uma iniciativa que parece totalmente imbuída nos melhores valores que o Sporting Clube de Portugal tem e sempre teve.
Em tempo de vitórias o Sporting marcou, na minha opinião, um grande tento!