sábado, 22 de março de 2008

Boa Páscoa

"Este ano a Páscoa é muito cedo!
A Páscoa é sempre o primeiro Domingo depois da primeira lua cheia, depois do equinócio de Primavera (20 de Março). Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.
Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!).
1) A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos). A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.
2) Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos). A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818. Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano."

Boa Páscoa!

Ainda o "congresso"

Ainda a propósito do anunciado "congresso" leonino leia-se aqui, no blog Floresta do Sul, um depoimento bastante interessante. Ao ler estas palavras concluo que, das duas uma: ou somos (eu e pessoas como o autor deste reparo, "Sportinguistas antes de sermos portugueses"...), de facto, uma espécie em vias de extinção e nos deixamos passivamente extinguir, fazendo porventura, num derradeiro esforço, um apelo a uma qualquer dessas organizações internacionais românticas, dessas que lutam pela preservação das espécies, ou lutamos, nós próprios, para que a espécie subsista.
Leiam, leiam que vale a pena! E meditem, sobretudo aqueles que acham que o "congresso" vai ser a salvação da pátria.