sábado, 22 de outubro de 2005

Mau começo de mandato...

Lamento, mas o mandato do novo presidente começou mal! E a oportunidade era de ouro para mudar de estilo...
Mais uma vez, se percebem os subtis mecanismos que conduzem sempre ao mesmo fatal desenlace.
Disse Soares Franco:
"O Paulo Bento é ambicioso, tem espírito de equipa, conhece muito bem o Sporting, a Academia, o plantel e toda a equipa que com ele vai trabalhar. Não é uma aposta. É uma decisão ponderada."
Soares Franco apontou ainda a necessidade "de repor os níveis de tranquilidade e estabilidade de que a equipa precisa." Nem uma palavra sobre os rumos traçados.
Ora o que todos esperarávamos ouvir era:
"O Sporting é um clube ambicioso, onde existe espírito de equipa, que dispõe de um conjunto de meios, a Academia, o plantel e outros recursos que asseguram ao novo treinador as condições necessárias para levar por diante o seu trabalho. Temos metas e escolhemos este treinador para nos ajudar a atingi-las. "
Mais uma vez o ónus de todo o esforço e a responsabilidade final vai recair no treinador. A ambição do Sporting é a ambição de Paulo Bento. Ou, dito de outra maneira, ele personifica as ambições do Sporting. Não há aparentemente ambição própria. Se houver desastre a culpa mais uma vez esfumar-se-á e os verdadeiros responsáveis até poderão, mais uma vez, violentar-se e sair...
Se houver má fé até poderão vir dizer: "nós tomámos uma decisão ponderada, o Paulo Bento é que não era afinal suficientemente ambicioso, não conhecia tão bem a realidade do Sporting quanto parecia, ou as suas ambições não coincidiam afinal com as do Sporting."
E aí estarão novamente os autores verdadeiros da decisão à margem de qualquer resposabilização. O ciclo continua.
Há que deixar bem claro desde já: o Sporting tem de ter um rumo, claro, a sua direcção deve escolher as ferramentas e os protagonistas necessários para dele se não desviar e se houver problemas a culpa é sempre de quem não tomou a decisão ponderada que reclama ter tomado!!!
Percebe-se agora a razão pela qual tantos treinadores passam pelo Sporting.
Mas, estamos atentos. Serenos, mas atentos...