segunda-feira, 10 de março de 2008

Está na hora!

Há qualquer coisa má no ar que os Sportinguistas andam a respirar. Qualquer coisa os anda a obnubilar... Um fuminho maroto andará a toldar-lhes, quiçá, o discernimento e a capacidade de reacção.
O Sporting está a ter uma das suas piores prestações de sempre na modalidade rainha, aquela que o presidente Soares Franco dizia que era a única que lhe interessava, para a qual apontou as baterias. Em tempos não tão recuados como isso, por motivos bem mais fúteis e, por vezes, de forma totalmente injustificada, assistimos a tremendos "levantamentos de rancho" nas hostes Sportinguistas que levaram a quedas, a grandes movimentações, a discussões acaloradas. Desta feita, quando verificamos claramente que o Sporting nunca esteve tão mal ao longo de toda a sua história, quando finalmente temos razões concretas e objectivas para justificar o que está a suceder --o Sporting está a ser mal gerido e o momento miserável e vergonhoso que atravessamos é fruto de uma política totalmente disparatada-- olhamos em volta e o que vemos nós? O adormecimento geral.
Anda tudo a dormir! Já ninguém se dá sequer ao trabalho de barafustar.
Mérito para esta direcção de opereta que conseguiu pôr os Sportinguistas a roncar! Mérito ao mérito!
E, contudo, nunca como hoje foi tão clara a causa dos males do Sporting. Sportinguistas: o desastre actual é resultado da gestão ruinosa de Soares Franco! É a consequência desta prioridade cega, tola e servil dada ao "serviço da dívida", deste recurso aos restos de colecção a "custo zero" e a esta espécie de Feira do Relógio desportiva onde o produto adquirido é, na sua maioria, de refugo ou resultado de contrafacção e, acima de tudo, é consequência da criação deste tal mito da "formação", com o qual nos andam a enganar há anos. A percentagem de atletas oriundos da "formação" na equipa do Sporting é significativa e o que deu ela? Eu digo-vos: hipotecou a hipótese de tirar partido daquilo para que foi criada. A prestação da equipa queima inexoravelmente os talentos que acorrem à Academia. Vai ser difícil recuperar os actuais atletas de excepção do Sporting depois desta temporada verdadeiramente desastrosa e isso já se sente. E vai-se tornar difícil ao Sporting poder, mais uma vez, vir a usufruir do justo valor dos lucros que gera.
Os pilares em que assenta esta filosofia de gestão do SCP estão errados e os frutos estão à vista.
Por mais retórica com que nos tentem enganar, por mais conversa finória que nos tentem impingir a verdade é esta: o Sporting chegou a 8 jornadas do final do campeonato a correr o risco muito real de nem sequer ir à UEFA. O que aconteceria pela primeira vez...
Como dizia a canção... Aaaaaccccooooooooooorrrrrddddaaaaaaaiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!