terça-feira, 22 de maio de 2007

Tudo normal


O que se passou esta época a nível da equipa de futebol do Sporting foi completamente normal.
Por razões orçamentais a equipa foi formada à volta de um núcleo de jovens jogadores ainda em fase de afirmação e crescimento como futebolistas.
O alto grau de responsabilidade da participação na Liga dos Campeões (LC), num dos grupos mais difíceis, a par da 1.ª Liga e da Taça de Portugal, foram areia de mais para a camioneta dos rapazes. Ainda por cima as contratações da época foram, como aqui no KL vem sendo glosado, feitas com os pés, e não se traduziram em mais-valias.
Com os nossos rapazes (treinador incluído; Paulo Bento tem 37 anos e foi a primeira vez que se viu nestes assados, como treinador) sem o necessário enquadramento por gente mais experiente, os sucessos parcelares do início de época foram conseguidos à custa do talento. O que, como é sabido, não chega.
Essa insuficiência ficou comprovada com a quebra de rendimento da equipa, que a abateu ao activo na UEFA e a fez descer na classificação do Campeonato.
Com a têmpera que tem de se lhe reconhecer, mesmo que não se lhe reconheça mais nada, PB não esmoreceu, foi mantendo a disciplina interna e a motivação do grupo de trabalho e fazendo algumas reformas na equipa.
Essencial nesta fase foi o abandono da rotatividade dos jogadores utilizados, a qual, como é normal, deixara de ser necessária por ter sido reduzida a média de jogos por semana. Faça-se um parêntesis para dizer que a rotatividade, sendo embora necessária, nem sempre, por inexperiência, foi correctamente implementada; e foi o campo em que mais se notou a falta que fariam jogadores válidos em lugar dos “cepos” das contratações do ano. Foi, pois, normal que não tivéssemos seguido em frente na UEFA.
Quando deixou de precisar de usar a rotatividade, PB concentrou-se na coesão defensiva, colocando finalmente as peças certas nos sítios certos: Abel estabilizou na direita e Caneira no centro da defesa, com Veloso no vértice inferior do losango e a surpresa (eu já pouco dava por ele) Romagnoli no vértice superior. A equipa acabou por terminar o campeonato sofrendo apenas meio golo por jogo, a melhor média de sempre do Sporting, menos 5 golos sofridos que Porto e Benfica (correspondentes a um quarto dos 20 golos encaixados por cada um deles).
A equipa foi estabilizando e encarou o jogo com o Porto com grande descontracção, fruto não só do processo descrito, como da diminuição da pressão pelo facto de ter deixado de jogar para ganhar o campeonato, aspecto para o qual diversos comentadores chamaram a atenção (entre os “nossos”, Carlos Leone), e que penso ser uma realidade insofismável. A confirmá-lo está a visível nervoseira que se apossou dos jogadores mais jovens (mesmo os menos dados a essas oscilações de humor, como Veloso e, pasme-se, João Moutinho) quando estávamos a ganhar em Coimbra e o Porto perdia com o Paços.
Mas há mais um factor a explicar o comportamento da equipa e a justificar o facto também ele normal, de, nos últimos 10 jogos, o Sporting ter obtido 9 vitórias e um empate (na Luz), acabando o campeonato a apenas um ponto do primeiro e dando luta até ao fim.
É que as coisas passaram-se um pouco à maneira do que acontecia com o nosso grande campeão Joaquim Agostinho. Este começava a Volta à França ainda sem a conveniente preparação e ia “aquecendo os motores” ao longo da competição; normalmente começava mal e ia em crescendo até ao fim. Também os nossos jovens (treinador e jogadores) tiveram um progressivo ganho de maturidade no decorrer do campeonato. O qual foi bem confirmado quando os putos abriram o livro e, esquecendo as cautelas sempre recomendadas (e bem) pelo treinador, ao cair do pano, aviaram mais duas batatas aos pastéis. Foram esses os golos mais valiosos, como nota Master no post anterior.
É sobretudo este último factor (tão normal como normal é que os jovens cresçam) que nos deve deixar optimistas para a próxima época, tanto quanto as coisas dependam deles. A este propósito, embora com aspectos que não sei se percebi, é realmente interessante este post de A causa foi modificada.

vídeo de O Leão da Estrela