segunda-feira, 28 de abril de 2008

Smash!


A direcção comemorou dois anos de mandato. Não faltaram as habituais barrigas de aluguer para redigir panegíricos sobre o trabalho realizado e sobre as maravilhas que aí vêm. Para o ano é que é, rapaziada! A satisfação é tanta que, segundo consta, há uma maioria que quer FSF outra vez, imaginem! Vem mesmo a propósito, parece até de encomenda...
Mas, a verdade é que a direcção manteve em dois anos este Sporting no seu pior patamar. Ninguém pode estar satisfeito com o que se passa no Clube. A insatisfação é de facto tão clara que nunca se viu uma oposição tão activa e tão presente. Nunca se viu tanto mal estar, tanta organização e tanta iniciativa para tentar esclarecer ou simpesmente manifestar o descontentamento dos Sportinguistas. A agitação é tal que até a própria direcção se encavaliotu numa iniciativa, implicitamente crítica, de Sportinguistas, tomando-a como sua, para aparecer quiçá (isto eu já acredito em tudo!) como uma direcção de... oposição. Mas, é também esta celebrativa direcção que vai mesmo ter de enfrentar uma inusitada Assembleia Geral Extraordinária para esclarecer alguns aspectos que carecem de explicação.
Em nome do Fim do Défice (FD) o Sporting foi alvo de curas violentas de emagrecimento. Mas, não só não se avista fim ao FD, como a cura de emagrecimento, ao contrário do que seria de esperar, não visou os gordos! Visou os magros. São sempre os magros que acabam FD, vítimas das curas de emagrecimento. Os gordos continuam gordos, que isto de princípios é para aplicar... em princípio! Se alguém tem de ser vítima de FD que sejam os magros que até já estão habituados.
O Sporting não passa hoje, feitas as contas, de uma meia FD!
E nada melhor do que comemorar o bom trabalho executado. Sugiro um jantar. Só gente de fato e gravata. Rigorosamente. Só mesmo a elite, la crème de la crème! Nada de mulheres que isto de Women tem dias... O jantar pode ser no estádio, que por enquanto ainda se chama de Alvalade. Que o champagne corra generosamente pela pista para comemorar estes dois anos magníficos de FD. Sugiro pratos leves, saborosos e deliciosamente perfumados para lembrar tão auspicioso momento.
E aproveito então o espírito comemorativo --espero que ainda vá a tempo-- para enviar à excelentíssima direcção... a sobremesa!

Conduta

Decidi não falar mais da equipa até ao final da temporada, mas nada me impede de falar do treinador, sobretudo quando o motivo da conversa nada tem a ver com futebol. O Paulo Bento, volta não volta, surpreende-nos com mais uma fuga do pé para a chinela. O modo como falou do treinador do Guimarães ter-vos-á escapado, leitores do KL, mas a mim não me passou e, confesso, chocou-me. Estou certo que o visado não terá ficado lá muito contente. A comparação feita sobre o número de anos que ambos os treinadores levaram para treinar um "grande" é absolutamente chocante e revela bem em que patamar se situa afinal o treinador do Sporting.
No fim de contas, o que Cajuda fez foi apenas lembrar que o Sporting (juntamente com aquele tal outro bando de cujo nome eu nunca me lembro) deveria estar a lutar pelo primeiro lugar e está a lutar, ombro a ombro com o Guimarães, pelo segundo...
Nada de extraordinário teve este desabafo do treinador do Guimarães. É verdade!
Terá sido isto que deixou PB irado?
Seja como for, é por tudo isto, mais até que pelo resto, que eu não gosto do PB.
A impunidade de que ele goza só encontra paralelo na sorte que teve em ter encontrado os Sportinguistas distraídos este ano, talvez com o que se passa com o Clube. Em ano normal, em ano de mais atenção ao que ocorre na vertente desportiva, a coisa ter-se-ia passado de outra forma...
O que o Paulo Bento precisa mesmo é de mandar calafetar as condutas de comportamento que exibe e, manda a prudência, aguentar-se, refrear-se e descer à terra. Caramba homem, está quase a acabar!