segunda-feira, 10 de abril de 2006

Eles andem aí

Este blog, que agora atingiu as 4.000 visitas (é obra!), tem, felizmente, leitores activos e que têm a amabilidade de comentar os nossos escritos, muitas vezes de modo criativo. É o que acontece com Alex, o qual analisa, a trajectória do historial recente do futebol do Sporting de uma maneira desapaixonada e inteligente, chegando à conclusão de que as vitórias mais recentes não corresponderam ao resultado de uma política com continuidade e que o que é normal é, como acontecerá mais uma vez este ano, não ganharmos nada. Na minha modesta opinião ele está cheio de razão.
É daqui que decorre a ligação entre a capacidade dos dirigentes e os resultados em campo. Porque tem de haver uma política de continuidade que, dentro de um nível economico-financeiro à nossa medida, saiba gerir o futebol de modo a haver estabilidade, disciplina, programação.
O que o Projecto Roquette nos prometia era precisamente isto, baseado numa estratégia de obtenção de receitas em sectores não desportivos (as quais seriam aplicadas no futebol e outras modalidades do clube) e de rentabilização da Academia de formação do clube. Não sou daqueles que acha que o projecto foi um completo flop. Foi-o, sem dúvida, quanto aos negócios extradesportivos, mas, graças a esse Projecto, temos um estádio moderno (que potencia receitas, se for bem gerido) e uma Academia que é, de longe, o melhor centro de formação do País.
Então porque é que continuamos a não ter vitórias? "Ora – dizem-nos os dirigentes que temos tido – é porque temos tido de vender os nossos melhores jogadores para equilibrar as contas". Ah, sim?! Então porque é que continuamos a acumular prejuízos à razão de 11 milhões de euros por ano? – pergunto eu.
Volto a citar, Alex: «Um clube da dimensão do Sporting não pode ser um "hobby" para os dirigentes, tem de ser uma paixão e uma ambição».
Escrevi neste blog que achava que Soares Franco não se iria candidatar, mas que apontaria um sucessor. Sei agora, de fonte segura, que FSF está agarrado ao poder e que, faltando à palavra dada (também, o que é que isso conta, nos tempos que correm...), vai mesmo candidatar-se. Até já tem o alibi do apoio de todos aqueles que têm vindo a ocupar cargos no clube durante os tais 10 anos de descalabro e má gestão (e mais outros que temem as outras candidaturas mais que esta) e que são quem conta no clube em termos de garantia de maiorias eleitorais.
Volto a citar as proféticas palavras dum colunista do Diário Económico: "Seja como for, há uma certeza: o Sporting pode ter um défice de tesouraria difícil de estancar e um passivo do tamanho do novo estádio, mas o apetite pelo controlo do clube mantém-se voraz. Falta dinheiro e faltam soluções, mas sobram candidatos, listas adversárias e ‘notáveis’ dispostos a vestir a camisola do clube."

De facto, o nosso clube é uma instituição que move muitos adeptos pagantes, mexe com muito dinheiro, e por isso "o apetite pelo controlo do clube mantém-se voraz".
Vamos, como eu previa, ter mais do mesmo, porque "eles andem aí".
E nós já não vamos conseguir que apareça uma candidatura alternativa que seja credível.

Os Cem abrigo

Lá veio mais um movimento de "notáveis" do Sporting!! Desta feita trata-se de uma petição para convencer FSF a candidatar-se. É isto: temos os notáveis que merecemos. Já viram a lista? É notável, de facto...
Agora é Soares Franco o novo salvador.
Pode ser que FSF tenha vergonha (se mais ninguém a tem, pode ser que ele afinal nos surpreenda) e mande estes "notáveis" dar uma volta à pista de atletismo...
Ah! já não temos pista?!! (estão-me aqui ao lado a dizer que não...)
Então será que há aí promessa de que vai ser construída...? Ou serão outras as promessas?
Notáveis do Sporting ou o Sporting cem notáveis...?