quinta-feira, 15 de dezembro de 2005

Sporting-Mirim!!!

O Presidente do Sporting exprimiu o seu descontentamento pela posição actualmente ocupada pelo SCP no campeonato. Aproveitando o lançamento dos tais relógios em ouro e em discurso recheado de tonalidades áureas, Soares Franco afirmou, segundo O Jogo de hoje, que "queremos um futuro dourado, que no Sporting passa obrigatoriamente por resultados (...) Para se ter êxito, esses resultados são imprescindíveis e não podemos estar satisfeitos se olharmos para a tabela classificativa. Devemos fazer melhor."
O "recado" fez-me inevitavelmente lembrar aquele prefeito de Biritiba-Mirim (Brasil) que, segundo os jornais de hoje, elaborou uma proposta de postura municipal que proibe os munícipes de... morrer!
É verdade! Dita a proposta que "Fica proibido morrer em Biritiba-Mirim. Os munícipes deverão cuidar da saúde para não falecer (...) Os infractores serão responsabilizados pelos seus actos." Assim mesmo.
Óxente! Paulo Bento: fica sabendo, que cê tá proibido de morrê!! Si cê morrê, cê vai sê responsabilizadú pelos seus actú, viu?! E com estes rilójú di gran-finú qui nós agora têmu nús púlsu, cê vai sê responsabilizadú na hora mêmú, não sábe?!!!

Entradas & Saidas, Lda

Confesso que não entendo grande coisa sobre o mundo das contratações, agentes FIFA, exercício de cláusulas de opção, épocas do mercado de transferências, empréstimos, compras de jogadores por teleshopping, perdão!, por video ou por catálogo, e outras tantos mistérios igualmente fascinantes.
Mas, na minha ignorância, não deixei de ficar perturbado com o que observo desde há muito no capítulo das contratações e dispensas neste Sporting do nosso descontentamento. A minha perturbação quase acabava mesmo na UCI quando vi anunciada recentemente uma "revolução" na reabertura do mercado de transferências!!
Não querendo enveredar pela prática da especulação --deixo isso aos profissionais...--, atentemos apenas nos casos do Edson e do Pinilla. Quanto a estes dois parece não haver dúvida, à hora a que escrevo esta coisa, que vão mesmo embora. Nos outros casos já falados tratar-se-á do exercício da referida profissão de especulador, ou serão casos que estarão ainda em fase de decisão.
Edson terá jogado na melhor das hipóteses uma meia dúzia de jogos (se calhar nem tanto...). Encostou às boxes e aí ficou. Pinilla, por seu lado, é um dos casos mais singulares a que jamais assisti: um jogador com óbvias qualidades, com tudo para ser uma enorme mais valia para o clube, com manifesto entusiasmo por jogar, com direito a cântico e tudo, a quem faltou apenas ganhar o estatuto de poder sentar-se no banco de suplentes e, nas vezes que aí se sentou, ter ordem para daí levantar o rabo. Estes jogadores constituem mais um daqueles mistérios insondáveis a que as sucessivas direcções do Sporting nos habituaram desde há muito. Vão sair antes de entrar, por assim dizer...
Paulo Bento diz hoje que o plantel é demasiadamente extenso (temos demasiada gente insatisfeita, diz ele). Que se fosse ele, Paulo Bento, o plantel não tinha sido constituido desta forma. Mas nesta altura já os responsáveis por este estado de coisas se foram, depois de se terem revelado, como se sabe, enfadados...
Digam-me lá em que outra empresa cotada na Bolsa se passam coisas destas: saídas e entradas de activos, sem que os activos "activem", saídas e entradas dos responsáveis por todas essas operações, inimputabilidade total, passagem da responsabilidade de tudo isto para uma gestão futura... E que Bolsa é esta que aceita no seu seio estes travestis de SA que são as SAD? (Ficámos recentemente a saber pela voz de Alexandre Magalhães que no FCP a coisa também não será melhor...)
Confessei no início que não entendo grande coisa destes meandros das contratações, mas, olhando para tudo isto e para toda a ganga folclórica que hoje enfeita tristemente o futebol português, não posso senão concluir que os clubes/SAD portugueses estão a ser geridos como se fossem casas de matraquilhos...

"Os sportinguistas estão de parabéns"...

Assim se lê no site do Sporting a propósito do tal relógio do Centenário.
Se pensavam que eu estava a exagerar no tom do comentário que fiz sobre este assunto leiam a notícia publicada ontem no site. É isto... Uma densidade de lugares comuns nunca vista!
Leiam, leiam!