sábado, 17 de fevereiro de 2007

Má decisão

Paulo Bento já foi elogiado aqui deste cantinho por diversas vezes. Sempre admirei da sua postura franca e a forma como foi enfrentado as adversidades, sem desculpas esfarrapadas e apontando de forma decidida aquilo que lhe compete na sua esfera de acção. De Paulo Bento não se podia dizer, como no adágio popular, "quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão?"
As suas últimas declarações deixaram-me, contudo, desapontado.
Atirou-se ao seu antecessor, soçobrando perante o bombardeamento de críticas que este tem feito desde que voltou a Portugal. Na minha opinião, perdeu uma excelente ocasião de estar caladinho.
A Paulo Bento pede-se o que se pediu a Peseiro, ou a qualquer outro treinador que tenha passado pelo Clube: que treine a equipa e faça o seu melhor. Partindo do princípio que têm os atributos necessários para treinar uma equipa como o Sporting, e que não estão lá para perder, todos os treinadores obterão os resultado possíveis perante um conjunto de condições externas que não dominam, muito em particular, as que resultam do trabalho da direcção.
Paulo Bento não escapa a este ditame: tem de treinar e fazer o melhor que sabe.
Ora, o que Paulo Bento fez até agora como treinador nada tem de excepcional. Os resultados são medíocres, as suas opções técnicas e a maneira como gere a equipa são alvo de legítima crítica e o seu estatuto de "maçarico" vem à tona com uma frequência crescente. Paulo Bento até agora, objectivamente, é um grande zero!
O que provavelmente Peseiro quis significar quando disse o que disse é que Paulo Bento, não só não mostrou resultados dignos de registo, como nem sequer proporcionou bons espetáculos como as equipas dele proporcionaram em não tão poucos jogos como isso. Alguns dos jogos mais emocionantes e bem disputados do Sporting a que tivemos oportunidade de assistir nos últimos tempos, decorreram sob a direcção de Peseiro.
Paulo Bento teria feito melhor, na minha opinião, em manter-se calado até mostrar mais serviço, ou pelo menos consolidar melhor o seu trabalho e os seus métodos. Não tendo conquistado nada de particularmente notável e abrindo a boca contra o seu antecessor, veio revelar o que afinal já se tinha percebido há muito: Paulo Bento não é (ainda) treinador. Nem é treinador para o Sporting. É um treinador imaturo, da navegação à vista. E é, sobretudo, o treinador do "regime".
Preocupante é, também, o facto de PB ter tomado partido numa situação em que não lhe compete fazê-lo. Há no Sporting de hoje muitas dúvidas, muitas histórias mal contadas, muita ferida aberta e muitas contas a prestar. Vejo muito mal que seja um treinador do Sporting a vir atirar achas para esta fogueira. Depois de dizer que como treinador lhe competia... treinar, não se coibiu de lançar as suas farpas e de vir dizer que teria, ele próprio, muito para contar e que o vai certamente fazer quando já não estiver sentado na cadeira do treinador. Justamente o que Peseiro achou que estava na altura de fazer...
O Sporting passava bem sem este tipo de questiúnculas. As guerras de treinadores, pessoalmente, como Sportinguista, não me interessam. Mas, o que tudo isto acaba por revelar transcende em muito o trabalho do aspirante a treinador Paulo Bento, que precisa claramente de comer um pouco mais de pãozinho.
De qualquer forma, com os seus comentários, prestou um mau serviço ao Clube, aos associados e à sua carreira. Má altura para pegar no rabecão...