sexta-feira, 1 de setembro de 2006

Nem só de pão vive o homem...

...Também gostamos de dar umas biqueiradas numa bola! Mas, ele há biqueiradas e "Biqueirada"...
O "Biqueirada" é um programa que se recomenda vivamente! Dou por mim, frequentemente, a rir mesmo com gosto quando assisto a este programa. O futebol português, como se comprova mais uma vez pelo "caso" Mateus, só tem nesta altura dois ângulos de visão possíveis: o da "ramona" ou este que os do "Biqueirada" exploram de uma forma brilhante. Há mais gente, felizmente, que, certamente, por lhe faltar a "ramona" adoptou este ângulo de visão das coisas da bola. Um outro caso verdadeiramente notável que já destaquei aqui no KL, é o do nosso colega aqui do lado "Mãos ao Ar". Mas, o "Biqueirada" tem os meios, as pessoas e o potencial de projecção para fazer dele um caso sério no panorama da TV em Portugal.
O "Biqueirada" é necessário!
Que continuem, e que a fórmula se não deteriore com o tempo, são os desejos deste vosso devotado espectador...

O "caso" Mateus

Decorre, no momento em que escrevo este post, uma reunião ao mais alto nível entre a a tutela do desporto em Portugal e os dirigentes das organizações do futebol. Não sei portanto o que vai sair desta reunião para discutir o chamado "caso" Mateus.
Este caso poderia até ter sido benéfico para o futebol português. No final, quando analisamos as declarações e reacções recentes dos dirigentes "desportivos", as declarações e reacções dos dirigentes e adeptos do Gil Vicente e as consequências que tudo isto pode ter para o futebol português ficamos com uma certeza: todo este processo vai ficar em águas de bacalhau.
É pena.
Digo-o porque o processo Mateus permitiu pôr a descoberto uma série de conflitos que andavam encobertos ou latentes, que de outra forma nunca iriam conhecer a luz do dia. Foi a aplicação daquele princípio popular do "zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades". E, tivesse tudo isto sido bem conduzido, desta zanga de comadres poderia resultar uma enorme reviravolta em toda a organização do futebol português.
No fim de contas, por causa da actuação lamentável e insensata do Fiuza, as comadres vão recolher a prudente recato e as verdades vão mais uma vez ficar por descobrir.
O Gil Vicente está a prestar um péssimo serviço ao futebol português. Se eu fosse mauzinho até diria que a tempestade foi encomendada. O assunto, de tão canhestramente tratado, vai inevitavelmente morrer.
Quem é que vai sair por cima de tudo isto?