quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

A gestão do Sporting não é uma questão para os "outros" resolverem

As declarações do presidente do Sporting reproduzidas hoje no Público não podem deixar de nos fazer refletir. Paira sobre tudo isto o fantasma dos "outros" e é preciso que os Sportinguistas saibam distinguir com clareza entre os "outros" e os outros.
No que respeita às questões concretas afloradas pelo presidente do Sporting, não surpreende que a situação esteja como está. Já o disse por várias vezes nas páginas do KL: o projecto empresarial do Sporting é uma falhanço total e os problemas que agora surgem não passam do coroloário natural deste desastre sem precedentes. Estamos a pagar a factura de um projecto concebido e excutado com a maior das leviandades. Nada disto surpreende, pois. Supreende, sim, que os Sportinguistas não se tenham ainda dado conta do buraco em que o Clube está metido e continuem a acreditar nesta gestão.
E não é aceitável que se esteja agora a tentar criar uma cortina de fumo sobre tudo isto e que as culpas estejam a ser endossadas para as "mãos dos responsáveis da Câmara de Lisboa e da empresa que gere o Metro da capital." Os responsáveis pelo desastre (que todos adivinhamos há muito tempo e que poucos têm tido a coragem de denunciar, com medo, legítimo, de serem trucidados pelos estranhos conceitos de democracia que governam o Clube...) são os membros das sucessivas direcções desde que se iniciou o chamado "projecto Roquette", incluindo a actual direcção e os seus apoiantes!
Não há cortina de fumo, nem manobra de culpabilização, nem agitação de fantasmas que possam escamotear esta realidade.
Os "outros" são as sucesssivas direcções do Sporting desde 1994.
Mas, há uma coisa em que Filipe Soares Franco tem razão. Os Sportinguistas não podem delegar nos "outros" a resolução dos problemas que afligem o Clube. Os "outros", de facto, somos nós. A situação angustiante que se vive, a iminência do desastre não são, em última análise, senão culpa dos Sportinguistas. Das suas ilusões, da sua preguiça, da sua pouca participação na vida do Clube, da sua ingenuidade e da sua generosidade também.
E mais uma vez (e direi isto até ficar sem voz...) vos digo: só os Sportinguistas vão poder dar a volta a esta crise monumental! E só medidas drásticas vão permitir resolver os problemas que nos afligem e ameaçam o futuro do Sporting.
O primeiro problema, aquele que será necessário resolver antes de tudo o resto (sobre o qual todos podemos desde já ir pensando...), é este: que Sporting queremos? O Sporting dos valores, o Clube prestigiado e respeitado, ou a pouca vergonha da empresa, caloteira, perdedora, predadora e distribuidora de benesses duvidosas?
Será isto um problema para os "outros"?
Quanto a Filipe Soares Franco, cumpra, por favor, a ameaça. Não deixará saudades.