quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Com Paulo Bento, para superar a crise


Queria só aproveitar esta onda de vitórias para voltar a falar no caso Paulo Bento. Penso que uma parte dos adeptos do Sporting ainda não percebeu que, com o plantel que temos, ningém seria capaz de fazer melhor que o que Paulo Bento tem feito (relativizando, porque talvez o Mourinho...; ninguém a quem o Sporting possa pagar).
Paulo Bento já nos tirou da fossa por duas vezes e a coisa está encaminhada para de lá nos tirar uma terceira. Mas os sócios parece que não querem.
É indecente que seja assobiada a entrada de Farnerud (e estou à vontade para o dizer, porque não gosto dele como jogador e acho que não tem categoria para jogar no Sporting, como venho escrevendo desde há muito tempo). No entanto, olhem para o banco do Sporting e digam-me lá quem é que punham a jogar, sendo necessária a substituição de um médio (no caso para prover à rotação dos elementos e obviar a fadigas escusadas).
O problema está no plantel (e nas lesões) que temos e não em Paulo Bento. E é inacreditável que seja precisamente quando começamos a ganhar qualquer coisita, quando demonstramos, apesar das notórias insuficiências do plantel(*), algumas possibilidades de safar a época (**), que alguns se manifestam em público contra decisões correntes do treinador.
Se eu soubesse que ele me lia, dir-lhe-ia para continuar sem desânimos, porque agora entraram reforços e os que tiveram lesões prolongadas estão a voltar; e por cada adepto que, quanto a mim avaliando mal, faz dele bode expiatório da medíocre prestação da equipa, há dois ou três que, como eu, fazem costas com costas com ele, porque sabem que só acarinhando a equipa nos momentos menos bons há a possibilidade de ultrapassar crises.
Temo que estes descabeçados protestos ponham em causa a continuidade do nosso treinador, que já hoje se manifestou chateado com este tipo de reacção por parte do público.
Uma substituição do treinador nesta altura iria ser desastrosa.
Depois não digam que não vos avisei!

(*) que ultrapassam a competência do treinador, estando por determinar o grau da a sua responsabilidade nelas
(**) já ganhámos a supertaça, podemos ganhar a Taça da Liga e a de Portugal, fazer 2.º no campeonato e ir até não se sabe onde na UEFA

Patrício A

Não posso deixar de assinalar a convocação de Rui Patrício para a Selecção Nacional. Tratando-se de um guarda-redes, de um jovem e de um "produto" (isto sim!) com a marca Sporting, esta distinção não pode deixar de nos encher de satisfação. A boa exibição contra o Porto terá sido a proposição ou o corolário desta convocatória...
Confesso que admiro o modo como Rui Patrício aparenta passar ao lado destas polémicas em torno do guarda-redes titular da equipa sénior do Sporting, seguindo determinado com o seu trabalho. Poderá ser essa a qualidade que Scolari distinguiu.
O Sporting está desde há muito na sombra das convocatórias para a Selecção A e já era tempo de ter um lugarzito ao Sol.
É das coisas que mais me dói e um dos grandes mistérios deste Clube: ver o quase toque de Midas do Sporting por todas as selecções e depois olhar para dentro e encontrar a casa totalmente desarrumada.
Dá mesmo que pensar...