domingo, 2 de março de 2008

Expliquem lá...



... como é que à 21ª jornada estamos em 5º lugar!



NÃO HÁ CAMPEONATOS PARA SEGUNDO!!

Aqui vos deixo alguns pensamentos em manhã de domingo. Em manhã de domingo e em dia de derby!
Acho verdadeiramente patético este ponto a que chegámos na Liga portuguesa: há um vencedor absoluto, destacado e há muito antecipado e há depois uns outros (no grupo dos quais se inclui o Sporting) que lutam para uma presença directa ou indirecta na Liga dos Campeões.
Se o objectivo (maldita palavra!) não for alcançado, o terceiro lugar será ainda assim motivo de destaque nos relatórios semestrais apresentados à CMVM. Se nem a presença na Liga dos Campeões for alcançada há sempre uma consoladora presença "europeia" que deixará a CMVM minimamente tranquila...
Ora, nada disto é desportivamente saudável.
Nós, os Sportinguistas questionamos frequentemente a atitude dos jogadores em campo, detectando, por vezes, a falta de um total empenhamento, mas a verdade é esta: que motivação pode ter esta malta, jovens de sangue na guelra, alguns com óbvio talento, desejosos de dar rapidamente nas vistas numa profissão de curta duração, sem grande tempo a perder, que motivação podem eles ter quando estão integrados numa equipa que se vai desenrascando (é o termo!), numa campanha de objectivos difusos e integram um Clube, também ele, com horizontes difusos? Que outra motivação poderão ter estes jogadores que não seja a de cumprirem os mínimos na esperança que outro clube, com outras condições e com outras ambições os contrate?
Claro, que me dirão que estes jogadores jogam no Sporting e fazê-lo deveria ser motivação suficiente. Deveria, mas não é pelos vistos. No Sporting a ambição fica-se pelo papel. Na prática nada é feito para lhe dar corpo. O Sporting é um clube em suspenso e os jogadores sabem muito bem isso. Melhor talvez do que ninguém. Não deve ser fácil manter o nível adequado de adrenalina quando a palavra de ordem parece ser: vão-se aguentando. A ambição não vem de baixo para cima. Seria totalmente contra natura se assim acontecesse. Teríamos nesse caso um clube de jogadores e seriam eles a conduzir os acontecimentos.
Não, os jogadores não revelam ambição porque os seus responsáveis, os responsáveis pelo Clube, não revelam ambição.
Lutar para uma entrada directa na Liga dos Campeões é um objectivo rasca! Lutar para uma disputa das pré-eliminatórias da Liga dos Campeões é ainda mais rasca, é certo, mas na realidade não é tão diferente assim.
Se calhar nunca foi dito assim aos jogadores mas, para uma equipa como o Sporting, só há um objectivo: vencer! A questão de ser primeiro, segundo ou terceiro é consequência da luta pelo único objectivo válido. Só um pode ganhar é certo, mas tem de tentar. Ser segundo numa luta taco a taco pelo primeiro lugar (e daí colher benefícios) é perfeitamente legítimo. Ser segundo numa luta pelo segundo lugar é desprestigiante, desmotivador e totalmente contrário aos objectivos de um Clube como o Sporting Clube de Portugal.
Porém, dito isto e apesar da ambição não dar hoje para mais, aviso daqui os jogadores do Sporting: ai de vocês se não ganharem o jogo de hoje!! É que a equipa do Sporting não joga para a CMVM! A equipa do Sporting não joga para cumprir os ditames do mercado de valores!! A equipa do Sporting joga pelos Sportinguistas e nós só queremos uma coisa: a vitória!!
Se ninguém vos tinha dito isto ainda tomem agora nota. E se alguém vos transmitiu outra mensagem que não seja esta, não acreditem. Não há campeonatos para segundo e qualquer de nós, em última análise, quer apenas uma coisa: vitórias!
Hoje, como sempre, é para ganhar!!