quinta-feira, 7 de junho de 2007

A taça da Liga e o orelhas dos pneus recheados



Foram aprovados os regulamentos da taça da Liga com a única abstenção do clube da Luz, o qual, afinal, sempre vai entrar na prova. Escrevemos aqui que “só se fosse burro é que [o presidente do Benfica] não alinhava”. E ele é certo que é um chico-esperto, mas não tem nada de burro.
As justificações para as tergiversações andaram à volta de coisas tão concretas como "clarificar o que se passa no futebol português", “que o processo Apito Dourado não seja esquecido”, que, quanto ao Apito Dourado, “os regulamentos da Liga da FPF são muito claros”, que “só queríamos que nos provassem que estávamos enganados e provaram. Na realidade, estávamos enganados nalguma coisa, porque a Comissão Disciplinar da Liga está a actuar dentro daquela regra que nós pretendemos, que passa por clarificar tudo aquilo que se relaciona com o Apito Dourado”. Enfim, o costume, ou seja, palha.
Dizendo-se defensor da "transparência" e do "fim das desigualdades", Luís Filipe Vieira disse que algumas equipas deveriam ser impedidas de participar nos campeonatos profissionais. Instado a dizer quais, como de costume, fugiu com o rabo à seringa: “não me compete dizer”. Armado em virgem impoluta afirma que “não pode haver concorrência desleal e eu penso que hoje no futebol existe alguma concorrência desleal”. Como presidente dum clube que reconheceu publicamente os favores que lhe foram conferidos, recomendando em troca o voto dos adeptos num dos partidos que na altura disputavam o poder em eleições, é preciso ter lata para vir dizer isto!
Mas o que não podemos de todo deixar passar são as afirmações que este sonso, também ele apanhado nos arranjos de árbitros pelas escutas da PJ, fez a propósito de o Sporting também ter pedido celeridade na investigação do processo apito Dourado, na sua vertente estritamente desportiva: “Fiquei bastante feliz pelo facto de o presidente do Sporting ter tido essas afirmações. Só tenho pena é que tenha falado apenas no fim do campeonato, já depois de ter vencido a final da Taça de Portugal. Se eu estivesse calado provavelmente hoje seria campeão".
Eu diria que quando ele não está calado é que se arrisca a ser campeão: do ridículo, claro. Então, meu demagogo (esta é para aquele ignorante julgar que estou a chamar-lhe um impropério qualquer), quer dizer que, tadinho, não perdeste o campeonato e a taça dentro do campo, porque tens uma equipa medíocre e um treinador cinzentão? Que estás à rasca de massas, as acções vêm por aí abaixo e ninguém te compra os Betos e os Moretos? Esse é um discurso para fora ou para dentro; para os teus adeptos te darem mais uns tempos de confiança, apesar do negrume que aí vem?