sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Ainda o conceito de unidade única

Aqui há dois anos, mais coisa menos coisa, escrevi no KL um post a que chamei "Unidade Única". Os blogs têm estas coisas: por um lado, permitem a livre expressão do nosso pensamento, sem os constrangimentos que habitualmente nos condicionam nos meios de comunicação tradicionais, mas, por outro, têm um prazo de validade extremamente curto. Acresce o facto de as nossas vidas serem vividas hoje de forma muito rápida, no culto do efémero. Finalmente, parece que os arquivos são coisa que não funciona ainda muito bem neste formato "blogueiro" de troca de ideias. Por tudo isto há necessidade de, volta não volta, avivar as memórias.
Neste sentido, re-publico aqui o tal post de que falava, omitindo apenas aspectos conjunturais que não interessam.
Já agora, aconselho também os Sportinguistas interessados a dar uma vista de olhos sobre o que, a propósito de unidade, tenho escrito no KL. Podem ler sobre este tema "A Aventura do Sporting", "A Terceira Via", "Decidam-se!", "No rescaldo do Guimarães-Sporting", "As eleições" e, finalmente, um texto mais recente chamado "Organização, solidariedade e realismo". A ordem é mais ou menos a da sua publicação.
Uma nota final: grande parte destes textos é de 2006. Nessa altura eu terminava os posts com um link para a página do nosso Manifesto - Sporting uma História com Futuro.
Estive a relê-lo. Leiam-no, ou releiam-no, já agora também se tiverem pachorra.
Aqui está então de novo o referido post para vossa reflexão...



2006/02/03
Unidade única!
O problema do Sporting Clube de Portugal neste momento é o da unidade dos Sportinguistas.

De um lado temos a "unidade" da direcção (aparente, pelo menos) em torno de um projecto de aniquilação de tudo o que cheire a Sporting e represente os valores ancestrais do clube. Substitui-se a unidade por um vago conceito, a soar a cliché por todos os lados, de que "somos diferentes".
Mas, a verdade é que baseados nesta "diferença" não há diferença nenhuma entre nós e qualquer outro clube. Tudo se vende, se troca e se compra. Tudo! Jogadores (da casa e de fora dela), treinadores, funcionários fulcrais, portas, lugares, camisolas, bandeiras, jornal, em breve, se calhar, a bandeira, o emblema, quiça o nome... O conceito de Sporting esse já lá vai.
Não creio que estejamos tão longe assim (digo-o com toda a convicção e não é meu intento fazer aqui humor!) de ter um Sporting-BES, um Sporting-Milanesa, ou Sporting-Bom Petisco... E se calhar um Porto-BES também para baralhar ainda mais as contas. Como os bancos tiveram um lucro brutal este ano e precisam de "destrunfar" é bem possível que venham a jogar forte nesses tabuleiros...
Do outro lado, temos uma série de outras "unidades". Todas contra a "unidade" da direcção, mas igualmente difusas. Geradas em torno dos diálogos possíveis que as tertúlias sportinguistas vão podendo criar, sobretudo agora que os meios de comunicação das ideias deixaram de estar exclusivamente nas mãos de alguns. "Unidades" difíceis de juntar para criar a unidade pela dispersão dos sócios e pela escassez e nebulosidade da informação sobre a real situação so Sporting.
Enquanto a direcção e os seus capangas criaram uma "unidade" em torno de valores que nada têm a ver com os desígnios primeiros do clube e se afastaram totalmente do rumo SPORTING, os sócios e adeptos lá vão tentando preservar a herança...
Mas, unidade só há uma! Parece uma graçola, mas é verdade...
A incapacidade das sucessivas direcções do Sporting, desde que entrámos na "era Roquette" para gerarem unidade em torno dos valores Sportinguistas é uma coisa que me tem deixado sempre intrigado.

Por uma associação de adeptos do Sporting

Depois de sucessivas referências tipo "faltam ... dias", refere a Ofensiva 1906, em post de hoje, uma "iniciativa" que "vai levar a cabo no próximo dia 23 de Fevereiro, que poucos sabem, mas que muitos já questionam o que será". Diz depois que a mesma decorre de um "sincero debate mantido com Agostinho Abade, o actual Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar, que propôs a apresentação formal dessa mesma iniciativa".
Ficamos nós, leitores, sem saber em que consiste a tal iniciativa. Nós, aqui no KL, sentimos muitos pontos de contacto com muitas das opiniões do Ofensiva 1906 e acompanhamos com interesse a informação veiculada por esse blogue. Enquanto sportinguistas com vontade de servir o Sporting gostaríamos de participar em todas as iniciativas que forem em prol da intervenção dos adeptos nas coisas do clube, como decorre do último post que publiquei.
Se essa "iniciativa" for, como parece, no sentido de uma associação dos adeptos sportinguistas, saudamo-la.
Mas achamos que esta, como todas as iniciativas do género, só pode beneficiar se, em vez de partir de um só grupo isolado, agregar o maior número possível de adeptos com ideias no geral comuns, e no sentido de engrandecer o Sporting.