quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Hino ou vitória? Vitória!

Sou um adepto do Rugby e orgulho-me pelo facto de estarmos no mundial, pelo facto de o MVP da nossa estreia ser português, do ensaio, da transformação e da penalidade. Orgulho-me da presença massiva do público. Acho que fomos prejudicados e que é bom lembrar que apesar das regras de arbitragem estarem a anos-luz das do futebol, o jogo também é feito por homens (concretamente não vi nenhum fora de jogo na jogada do segundo ensaio e o último ensaio da Escócia foi precedido de falta por uma placagem sem bola). Emocionei-me como qualquer outro na hora do Hino porque essa hora representou todo o orgulho atrás referido.

Acho, no entanto, que comparar esse momento ao vivido pelos profissionais do futebol é injusto por algumas razões:

1 – No caso do mundial de Rugby estamos a falar de um momento único até à data. Tal como será um momento único o jogo com a Nova Zelândia.

2- No futebol não podemos ficar contentes com um empate após tanta necessidade de vencer

3- No Rugby podemos ficar contentes se não perdermos com a Nova Zelândia por algarismos superiores a 99 pontos e se conseguirmos uma placagem completa (já viram bem o corpo dos Neozelandeses?)

4- Para comparar o comparável era preciso ir buscar o hino na final do europeu pois esse será, eventualmente, o momento psicologicamente comparável no que diz respeito ao grau de emoção vivido pelos atletas.

5- Hoje espero uma vitória e não um hino cantado para papalvos verem