segunda-feira, 27 de novembro de 2006

O sportinguismo de Figo

Muito se tem glosado a atitude festiva de Figo aquando do golo do Inter ao Sporting. Também fui dos que não gostaram. Não havia necessidade, dir-se-á.
Mas Figo achou que tinha de fazer aquilo. A maneira como li o gesto vai no sentido de ele ter, desse modo, querido significar que o seu medíocre desempenho em Lisboa contra o Sporting não foi influenciado pelo seu sportinguismo e que, como bom profissional, ele é adepto da equipa que lhe paga. E não quer continuar no banco.
Pode ser que o homem seja (esta atitude vai nesse sentido) um pesetero, como lhe chamaram os adeptos do Barça.
Outra coisa é se ele é ou não adepto do Sporting, porque isso já entra no campo (mais irracional, se se quiser) da emoção, da paixão. Para confirmação do sportinguismo de Figo, citemos palavras de uma sua recente entrevista:
«Tive colegas muito mais dotados do que eu que, não obstante o seu talento, não alcançaram o meu nível. Isto deveu-se ao trabalho, à minha força de vontade, à ajuda dos meus companheiros, dos meus amigos e da minha família. Esforço, dedicação e devoção para chegar à glória (lema do Sporting, para quem não saiba, acrescento eu): aprendi o significado destas palavras no Sporting, a equipa onde dei os primeiros passos, palavras que segui como regra de vida, tendo-as sempre presentes na minha mente.»

1 comentário:

  1. Os que agora verberam Figo devem ser os mesmos que o insultaram daquela forma miseravel e injusta naquela célebre conferência de imprensa em Alvalade na época 94/95...
    Nessa altura já Figo sabia dar as respostas adequadas aos fundamentalistas da treta. Fez de seguida aquela exibição no Restelo para demonstrar quem era, já na altura, o maior...
    Tenham juízo!!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.