sábado, 2 de dezembro de 2006

Dois discursos

A fractura, mesmo ténue, que os discursos de Paulo Bento e Soares Franco indicia constitui uma má notícia para o futuro do Sporting.
Do lado de Paulo Bento há duas conclusões a extrair das declarações que produziu. A equipa jogou mal e ele assume, como é seu saudável costume, as responsabilidades na totalidade. "Não houve casos", declarou, e foi o Sporting que falhou. Do lado de Soares Franco, o Sporting jogou bem, pressionou, e foi a arbitragem que influenciou o jogo ao não assinalar uma pretensa grande penalidade.
Todos sabemos que uma equipa vencedora é aquela em que existe um simbiose total entre os adeptos, a equipa e a direcção. Se quiserem analisar todos (todos!) os casos de sucesso, em Portugal e lá fora, vão verificar que se confirma este trinómio.
Ora, no Sporting tem havido, nesta nova fase, uma sintonia manifesta entre a equipa (incluindo a técnica, claro) e a direcção, ficando os adeptos numa situação de sintonia expectante (pagamos para ver...), mas mesmo assim de sintonia. Nas declarações de Soares Franco e de Paulo Bento de ontem começamos a notar uma clivagem insanável. Soares Franco, o Presidente do Sporting, joga o habitual jogo do varrer o lixo para debaixo do tapete, enquanto Paulo Bento, o sustentáculo de todo o edifício erguido pela direcção tutelada por Soares Franco, se diz responsável pelo sucedido e assume, como é seu apanágio, repito, a sua quota parte no insucesso. Mas, a verdade é que Paulo Bento está longe de ser o rosto dos desaires.
Está, na minha opinião, iniciada a guerra das responsabilidades.
Vamos ver o que vai dar este choque de opiniões. Se os resultados se forem aguentando, o ónus desta, aparentemente, leve guerra de responsabilidades vai ser adiado no tempo. Se os resultados forem um desastre (já vamos ter oportunidade na próxima terça-feira de ver qual foi o efeito desta triste derrota na equipa e, nomeadamente, se a época não foi já ao ar...) não tenhamos dúvida: vai estalar a grande guerra das responsabilidades. A coragem de Paulo Bento, creio, funciona para os dois lados...
Oxalá me engane, mas, sabendo como todos nós sabemos o modo como nos últimos anos o Clube vem reagindo aos infortúnios, o futuro mais ou menos imediato do Sporting afigura-se-me bastante conturbado...
A falta de resultados deu sempre mau resultado!

8 comentários:

  1. O futuro só pode ser conturbado. O Sporting está sem rumo. Eu não vou na conversa que se está a apostar na formação e num treinador jovem e que isto é uma aposta de futuro. Isso são tretas e explico porque penso assim.

    O Paulo Bento foi uma solução de recurso numa altura em que o clube não conseguia ir buscar nenhum treinador de jeito. Fez melhor do que se esperava o ano passado, mas as expectitativas eram baixissímas. Este ano, em que a responsabilidade é maior, está a desiludir. Como era expectável. Alguém pode assegurar que ele é treinador para o Sporting? Há a desculpa que ele é jovem e inexperiente, mas com o passar dos anos, se o Sporting não evoluir, o que se dirá então?

    Em relação aos jovens, a grande maioria dos "miúdos" que saem da Academia não têm qualidade para um Sporting que se quer CANDIDATO AO TÍTULO. A formação está bem, mas não é humanamente possível "produzir" jogadores com talento acima da média todos aos anos. Logo, é uma utopia termos a equipa principal composta por jogadores da "cantera" e pensar que podemos ser competitivos para a disputa do título. A formação não chega. Nem no Sporting nem em nenhum clube do mundo, de TOPO. A mim não me interessa nada ter uma equipa em que sete ou oito titulares são oriundos da Academia, mas em que dois terços não têm qualidade para estar ali sequer. Aliás, é até contraproducente pôr "miúdos" em barda na titularidade, atirando-lhes para cima dos ombros a responsabilidade de vencer títulos.

    O Sporting chegou a uma situação tão lamentável, que nada disto se passa por decisão estratégica, mas por penúria. O que significa que não vale a pena ter ilusões que vamos ter resultados, já que estamos é de "tanga" e não em crescendo. E políticas para dar a volta à situação não se vêem. A única preocupação da direcção é vender "Gamebox", para pagar aos bancos. Só que este produto, do qual eu usufruo porque tenho dinheiro para isso, destina-se apenas a uma pequena parte do universo sportinguista. Então e os outros?? Contentamo-nos em ser o clube dos trinta mil? É preciso crescer, é preciso criar riqueza no clube. Por isso nunca se devia estar a afunilar a base de apoio do Sporting, que é um autêntico tiro no pé.

    Eu não vejo liderança, empenho, brio e optimismo no Sporting, antes pelo contrário. E ontem custou-me muito ver que o desalento está a passar para os adeptos. Ontem a equipa não teve apoio nenhum das bancadas. Desde o minuto três só se ouvia a claque do Benfica. Eu não tenho memória de ver tamanha falta de empatia dos adeptos com a equipa num Sporting-Benfica. Isto tudo dá que pensar e temer pelo futuro...

    ResponderEliminar
  2. Pois, meu caro Lionheart, não posso estar mais de acordo com o diagnóstico. Aqui para nós que ninguém nos ouve... o tal elemento deste conjunto que tem de ser indissolúvel que é os adeptos vai um dia destes dar mais um sinal que está acordado.
    Como é costume, lá vai ser mais uma barracada com esperas, insultos, lencinhos, etc. Mas, cheira-me (isto é faro de leão...) que a coisa não vai demorar muito.
    A gestão do Sporting é uma gestão de pastilha elástica: três ou quatro mastigadelas e vai fora! Já vamos na terceira mastigadela.
    Dentro de pouco tempo voltamos à crise de Abril.

    ResponderEliminar
  3. Tens razão "master lizard". Um dia destes a malta acorda, quando a anestesia geral da venda do património e do Paulo Bento passar. Mas, e depois? Ficam lá os mesmos, com outro testa-de-ferro, porque não aparece ninguém, não é?

    Já reparaste como é estranho o unanimismo em torno dos actuais dirigentes por parte de quase todos os notáveis, e até de alguns sócios comuns? Até parece que a "oligarquia" é dona natural do clube por linhagem, e por mais incapaz que seja, nós não podemos aspirar a nada melhor e até devíamos era estar "gratos". Que coisa tão medieval, não é? Por exemplo, acho estranho que um sujeito como o Sousa Cintra, que foi desconsiderado pela "oligarquia", a ponto de quase nem o deixarem levantar a Taça de Portugal de 1995, que ele ajudou a conquistar, venha sempre defender esta gente!

    A maioria dos sportinguistas escolheram ser do Sporting por causa dos atletas e das equipas do clube. Está-se borrifando para essa coisa do clube diferente, clube de "gentlemen", e de "elite". Estamos em Portugal, não em Inglaterra. Que piroseira! Eu quero é que o Sporting ganhe, para os sportinguistas terem alegrias, que bem merecem.

    ResponderEliminar
  4. Pois, isso é uma questão bastante grave e uma situação muito complexa que nos leva de novo para discussões que tiveram lugar há não tanto tempo como isso.
    O Sporting é, como aqui escrevi já várias vezes, um clube em vias de extinção. Não se trata de uma simples boutade para fazer humor verde, uma espécie de humor negro mais triste...
    É um debate que vamos ter de fazer, se calhar, mais cedo do que todos esperaríamos...
    Mas, as perspectivas não são de facto animadoras.

    ResponderEliminar
  5. Caro Master,

    O PB é corajoso para ambos os lados, mas cometeu um erro normal naquele tipo de treinador. Afirmou que estava satisfeito com o plantel que tinha, numa estratégia natural de conquistar o grupo.

    O problema é que quem tem um pouco de inteligência, facilmente verifica que a qualidade do plantel está muito longe da ideal, mesmo possuindo vários elementos com potencialidades.

    Agora PB, para o bem e para o mal, está refém das suas declarações, e seria uma atitude de grande incoerência vir daqui a umas semanas afirmar que necessita reforços... o mesmo se aplica se os reforços chegarem (e acho que são indispensaveis) e ele se mantiver em silêncio.

    ResponderEliminar
  6. Em relação ao PB eu acho que é uma pena a borrasca que se avizinha porque ele vai sair também bastante mal dela.
    E é pena. Gosto dele.
    Coitado, meteu-se com um clube que não se sabe governar e que semeia o bolor em tudo o que toca (não estou a exagerar, nem a ser pessimista; é isto que é o Sporting hoje!)...

    ResponderEliminar
  7. Recuperem lá essa moral e vamos pensar no jogo com os russos que é bem mais importante

    ResponderEliminar
  8. A RTP Memória acabou de apresentar o jogo Sporting-Bx%!@@ da época 88-89. O Sporting levou 2-0. O treinador era Manuel José e o presidente do Clube Jorge Gonçalves. Lembro-me de ver este jogo, triste...
    O Gabriel Alves, comentador RTP deste jogo dizia no comentário final: "Os números foram excessivos. O Sporting merecia ter marcado um golo..."
    Andamos assim há anos...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.