quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

O homem do BES

Ao elegerem Filipe Soares Franco para a presidência do Sporting os sócios, muitos deles sem de tal se aperceberem, votaram no homem do BES. FSF já tinha desempenhado o papel de “salvador da pátria” (leia-se, do capital empatado pelo banco na firma) no caso da OPCA, onde a sua gestão parece ter conseguido melhorar as contas (embora haja quem ponha reticências aos seus méritos). Terá sido isso que lhe granjeou a confiança do BES para que este banco tenha dado apoio (nunca expresso, é claro, mas óbvio) ao seu plano para o Sporting.
Mas o BES colocou-lhe condições que se verifica agora terem sido verdadeiramente leoninas.
O que interessa ao BES é recuperar o capital que emprestou ao clube. Não tem a suficiente sensibilidade para saber se o que é mais conveniente, em termos da competitividade a curto prazo, e com reflexos óbvios no potencial de receitas na próxima época, é ou não é comprar um jogador. Olha para as contas, sabe que isso vai representar mais uma despesa e, como o seu negócio é dinheiro, está-se a marimbar para a estratégia do Sporting a curto/médio ou longo prazo; e proíbe a operação.
Mas como é que pode proibir?
É que, ainda está em vigor a cláusula, aceite por anteriores direcções, que implica que 5,5 milhões de euros de receitas nos negócios com jogadores vão directamente para o serviço da dívida. E eles não se ensaiam nada em accioná-la. E o Sporting já está em incumprimento quanto aos negócios do início da época.
E o Sporting está teso. E sem dinheiro, não há palhaços; a menos que haja quem dê o aval.
E o BES não avaliza!
Foi por isto que o Sporting não comprou um avançado, de que tanto e tão obviamente necessita para poder competir por um lugar na Liga dos Campeões na próxima época.
Foi assim agora e será assim sempre, com FSF.

4 comentários:

  1. Pois Raul, tens toda a razão. A estratégia desta direcção revelou-se, no seguimento do que se tem verificado com as estratégias seguidas sucessivamente por esta linha dinástica, que tomou conta do Sporting desde há cerca de 12 anos, um fracasso TOTAL!
    No meu entender, não conseguiram objectivamente resolver nenhum problema do Clube, quer estejamos a falar de conjuntura, quer de questões de ordem estrutural. E no caso particular da presente direcção a situação é mais grave porque não há, nem vai haver um brilharete qualquer desportivo para disfarçar...
    Ainda no meu entender, só resta uma saída para tudo isto e ela vai-se colocar a qualquer momento.
    Por isso já aqui há tempo disse que estava na hora das pessoas começarem a preparar-se para o que aí vem, porque vem aí borrasca!

    ResponderEliminar
  2. "Em primeiro com a qualidade dos dirigentes, e em segundo com o seu amor ao clube. Nós no Sporting não temos nem uma coisa nem outra."

    Nem mais. É isto que explica porque é que há mais de 30 anos vamos sendo ultrapassados pelos rivais em tudo. Falta competência e brio nos dirigentes que temos tido. E não vejo melhoras nem perspectivas do escol dirigente do clube ser renovado, e para melhor. O que eu gostava de saber era porque é que o Sporting decaiu tanto dos anos 60 para cá. O que é que aconteceu, para a massa crítica do clube se ter afunilado tanto, a ponto de actualmente estar reduzida a uma oligarquia elitista, sem a mínima sensibilidade clubística e desportiva? E principalmente, como sair daqui??

    ResponderEliminar
  3. Oo primeiro passo é acabar com a SAD. Isso fará desalojar a corja roquettista de uma vez por todas porque o Sporting deixa de apetecer e eles podem finalmente deixar-nos em paz para se dedicarem ao que verdadeiramente lhes interessa (que só eu sei o que é, mas não digo!)
    A minha opinião sobre esse assunto está aqui

    ResponderEliminar
  4. Vamos por partes. Enquanto os Dons lá estiverem, haverá SAD. 1º tem de se arranjar um nome forte para lhes fazer oposição e correr com eles de lá para fora.
    O difícil será mesmo encontrar esse alguém, pois o resto estou em crer será mais fácil.
    É que esta corja não sabe viver em democracia. Veja-se ontem o Abrantes Mendes, que foi esmagado nas últimas eleições, criticou as últimas decisões de FSF e sua Excelência aqui d'El Rei veio a correr contra-argumentar no site do clube, todo incomodado e "não trocamos por trocar"... E esta direcção assim e assado e a politica de contenção, e... depois começam-me a subir uns calores e tenho de sair do site, mas... é isso, havendo uma figura credível, de fora deste ciclo, que seja sporting de corpo e alma e tenha o dom da palavra,... acaba com isto tudo. Alguém que aglutine sócios e adeptos e os façam descarregar a fúria e os recalcamentos das frustrações, embaraços e vergonhas nas ventas emproadas dessa cambada de apara lápis!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.