quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Ricardo, o “especialista em frangos”


Ricardo entrou no Sporting sob o estigma do seu afirmado benfiquismo. Daí que, embora tudo tenha evoluído muito desde então (hoje ele afirma em palavras e gestos a sua “conversão” ao Sporting), sempre tenha sido um mal amado.
Ricardo não é um guarda-redes excepcional, da igualha de um Damas, nem sequer de um Carvalho (aquele que defendia a baliza do Sporting quando ganhámos a Taça dos Vencedores das Taças). Mas tem a sua competência. Passo a analisar.
Dividamos as competências que definem um guarda-redes em:
Entre os postes;
Saída da baliza;
Jogo de pés;
Saída a cruzamentos.
Ricardo é bom ou muito bom em 3 delas e medíocre na outra. Entre os postes ele responde com reflexos rápidos e elasticidade e faz boas e muito boas defesas (daquelas que poupam golos sofridos). Mas nisto há também outros bons guarda-redes, um deles o “nosso” Nelson. É claro que também já o vi dar enormes frangos (lembro-me de 2 em jogos sucessivos, um deles contra o Belenenses, num período de baixa de forma que implicou a perda da titularidade). Mas até Schmeichel, nos seus melhores tempos, dava grandes frangos. A sair da baliza quando lhe surgem adversários isolados, também Ricardo nos tem poupado alguns golos, porque está sempre atento ao jogo e é veloz a reagir; claro que também já o vi falhar (podia fazer melhor no golo de Simão, no último jogo contra o Benfica, por exemplo), mas o normal é ser seguro. Quanto ao jogo de pés ele é do melhor que há no futebol mundial. Neste particular, com a visão de jogo, atenção e rapidez de execução que tem, ele já deu a marcar (sobretudo a Liedson) alguns golos (lembrem-se do jogo contra o Benfica na época passada).
Chegamos assim ao aspecto em que ele é pior: a saída aos cruzamentos. O problema é que ele, neste aspecto fundamental, não cumpre os mínimos. No entanto tem melhorado alguma coisa e pode vir a fazer melhor – com 30 anos um guarda-redes está longe de ser velho.
Agora o argumento fundamental para eu o defender: se não ele, quem? Quer dizer, quem é que há por aí, ao alcance da bolsa do Sporting para o substituir fazendo melhor que ele?
Cruzemos os dedos para que Rui Patrício venha a dar certo, porque entretanto temos de ter – com as suas qualidades e limitações, ele é o melhor guarda-redes português da actualidade – Ricardo na baliza do Sporting.

3 comentários:

  1. Boa análise. So uma nota: o Nuno, que está na Rúsia mas aprece a a caminho do Aves, seria uma alternativa ao Ricardo. mas é daqueles subaproveitado por todos os clubes por onde passa...
    Saudações leoninas
    CL

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião o Ricardo é muito melhor que o Nuno. Entre os portugueses, actualmente, só um guarda redes tem potencial para o superar: Moreira. Mas, estando a terceiro guarda-redes do Benfica...

    ResponderEliminar
  3. Concordo, o MOreira é o mais prometedor. E só chegou por us tempos a titular do SLB porque o Ricardo veio para nós....

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.