quarta-feira, 6 de junho de 2007

Estereótipos

Mão amiga fez-me chegar este link para um video do Youtube com um sketch do Herman José sobre famílias disfuncionais do Sporting e de um outro clube, de cujo nome não me consigo lembrar neste momento. Não sei exactamente de que programa se trata, nem quando terá sido transmitido.
Neste sketch o humorista tenta recriar a figura do adepto típico do Sporting e do tal outro clube. O enredo, em si, é semelhante em ambos os casos: um pai de família chega a casa depois de um jogo do respectivo clube e a família aguarda-o para jantar. No caso do retrato do adepto do tal outro clube vemos um tipo boçal, vestido com um fato de treino, bronco, bêbado, violento, que bate na mulher e nos filhos e destrói a casa depois de uma derrota. A casa, por sua vez, está pintada de vermelho e os símbolos do clube são evidentes por todo o lado. No caso do adepto do Sporting, é gente "bem", que se trata por "você", o adepto está vestido com um pulôver verde, tem modos "finos", as roupas da mulher e dos filhos são da moda, não há símbolos evidentes do clube à vista. Em destaque apenas um discreta foto do Visconde de Alvalade. O ambiente "sportinguista" é fino, mas estranhamente mmm... escasso!
Estas coisas valem o que valem, evidentemente e estereótipos são isso mesmo, mas creio que há leituras que se podem fazer deste sketch que me interessam sob o ponto de vista do Sporting.
Ao "sportinguista" falta agressividade e sobram maneirismos no tratamento. É notória a ausência de símbolos do clube na casa e o mais destacado é o do Visconde. Tudo é superficial. As relações inter-familiares são distantes.
O outro adepto é, em tudo, o oposto deste.
Trata-se de uma caricatura, naturalmente, mas como todas as caricaturas terá traços correctos e encerrará uma visão que a sociedade tem destes dois clubes.
Quem se identificará com esta versão "benzóca" do Sporting? Faço um esforço de memória e tento rever os momentos em que o Sporting veio para a rua comemorar as últimas vitórias nos campeonatos, as grandes jornadas de confraternização sportinguista nas finais das Taça de Portugal, o ambiente à volta do estádio nos dias (raros) em que os jogos se realizam em horário decente. Tento lembrar-me do modo como os meus parceiros Sportinguistas se comportam em relação ao seu Clube, que símbolos ostentam, como se comportam. Nada disto corresponde ao retrato traçado por Heman José, no que respeita ao Sporting.
O Sporting que conheço é um clube nacional, popular, cujos membros se distinguem, na generalidade, por uma uma elevada postura moral e civil. Os Sportinguistas distinguem-se, de facto, mas porque são melhores que os outros. Conheço poucos Sportinguistas que não tenham um qualquer traço de elevação de carácter. Não conheço Sportinguistas, sejam agricultores, operários, empresários, estudantes, velhos, novos, homens, mulheres, que se reclamem do Sporting para parecer bem. Mas, conheço uma enorme quantidade que é do Sporting porque é gente de bem!
Lembrei-me ao ver este video das palavras do presidente do Sporting na última AG realizada no Pavilhão Atlântico. Dizia ele que para ser do Sporting é preciso ter disponibilidade financeira. Se calhar, foram esses sportinguistas, que aparentam ter essa disponibilidade económica para aguentar o sorvedouro que é ser adepto do Sporting, descaracterizados e armadões, que na realidade se interessam pelo Clube dia sim, dia não, e que deixaram chegar o SCP à triste situação de agremiação de segunda categoria, falida e devedora. Mas, adivinho que, esses, se devem ter rido com a piadinha do Herman e que se sentem identificados com o boneco...
Estas coisas, repito, valem o que valem, mas eu, por mim, sinto-me incomodado.

7 comentários:

  1. Master, acho que há boa e má gente em todo o lado. Não me revejo no boneco, mas conheço alguns que lá encaixava como uma luva.... não acho que tenha essa importancia toda

    ResponderEliminar
  2. Claro que há gente boa e má em todo o lado, e claro que isto tem a importância que tem. Nota que eu escrevi isso cuidadosamente no princípio. Nem isto constitui qualquer crítica sequer ao Herman José. O que a mim me chama a atenção em tudo isto é o esterótipo (daí o título...) do "sportinguista". O boneco não é do Belenenses, nem do Paços de Ferreira, nem tão pouco do Machester ou da Juventus. É do Sporting! Há qualquer coisa de errado no Sporting para projectar uma imagem destas (como haverá no outro clube...). O adepto "benzoco" de modos meio amaricados, é coisa que me causa, confesso, alguma azia...
    Para mim, são estas coisas que definem a tal "grandeza" e a tal "diferença" de que muitas vezes, de modo até frívolo, se fala...
    Só isso.
    E que haja gente que encaixa que nem uma luva no boneco é coisa que ainda me deixa mais preocupado! E porque será que é essa imagem que passa quando faltam tantos dedos a essa luva...?

    ResponderEliminar
  3. Eu também não gosto que os adeptos do Sporting sejam associados aos benzocas/apaneleirados. Como os benfiquistas não gostarão de ser associados à imagem de um burgesso que chega a casa e dá porrada na mulher. São caricaturas; mas, como diz Master, as caricaturas não têm piada se não comportarem um fundo de verdade. Por isso estou de acordo que a coisa ainda é mais preocupante quando conhecemos alguns que se encaixavam como uma luva no boneco. Porque não queremos que os adeptos do Sporting sejam assim.
    E como é que o podemos impedir? Ao contrário de Master, não me parece que a coisa tenha nada a ver com a situação financeira do clube: se a nossa é má, as dos rivais são tão más ou piores do que a nossa.
    É preciso que o nosso clube desenvolva a sua vertente popular e de massas, preocupação recorrente nos meus escritos, mas sobretudo nos de Master, honra lhe seja feita.
    Já quanto à política a desenvolver para tal, temos os dois vindo a debatê-la aqui no KL, e nem sempre estamos de acordo. Mas é um debate que ainda está no princípio e sobre o qual muito deverá ser dito, assim nos ajude o engenho e a arte, e colaborem os nossos comentadores e leitores.

    ResponderEliminar
  4. Uma correcção: eu não disse que isto tem a ver com a situação do Clube. Escrevi: "Se calhar, foram esses sportinguistas, que aparentam ter essa disponibilidade económica para aguentar o sorvedouro que é ser adepto do Sporting (...) que deixaram chegar o SCP à triste situação de agremiação de segunda categoria, falida e devedora." Este reparo vai justamente nos entido que o Raul aponta: devolver o Clube às suas raízes populares e recuperá-lo a partir das suas raízes.
    Só para clarificar.

    ResponderEliminar
  5. Então aquela referência à falta de dedos nas luvas o que é que quer significar?

    ResponderEliminar
  6. Porque a luva do Sporting tem mais dedos do que aqueles que estavam implícitos no comentário do Pedro. A luva do Sporting tem dedos porreiros. Enfim, esta coisa das metáforas é sempre um bocado problematica... O melhor é não desenvolver mais o tema ;-)
    O que pretendia dizer, creio que ficou bastante claro. Nenhum de nós gosta de ser confundido com aquela figura que o HJ criou. Mas, infelizmente qualquer coisa faz com que seja esse o esterótipo que passa para fora e isso incomoda-me, a mim, e a muito boa gente.

    ResponderEliminar
  7. Está engraçado o "sketch" do Herman José. O estereótipo dos adeptos do Sporting e do Benfica é mesmo esse que ele retrata. Mas acho que não nos devemos afectar com isso. Nem a maioria dos sportinguistas são "queques", nem os benfiquistas são todos gente de barracas. Eu até costumo brincar com a costela "aristocrática" do Sporting, porque é invulgar. A maioria dos clubes de futebol são clubes do "povo". Nós não somos, e não há problema algum. E quando os benfiquistas começam com a estória que o Sporting é um clube de "tias", convém lembrar-lhes que o clube da Lili Caneças, Cinha Jardim, Elsa Raposo, Bibá Pitta, ou Maya, é o Benfica.

    Mas dentro da classe social do velho "dinheiro", da "aristocracia" que resta, a grande maioria são do Sporting, embora sejam uma ínfima minoria no universo sportinguista, apesar de estarem sobrerepresentados nos dirigentes que o Sporting tem tido. Com excepção das direcções de Jorge Gonçalves e Sousa Cintra. Os nossos rivais generalizam isto para nos denegrir, e nós devemos responder com humor, sem querermos ser mais "povo" que eles. Posso não gostar do Soares Franco, mas acho o Luís Filipe Vieira simplesmente asqueroso. Antes um "queque" da Linha que um "pato-bravo" vendedor de droga. No entanto, e curiosamente, apesar do Benfica ser um clube com uma "ideologia" esquerdista, a grande maioria da gente "da alta" de extrema-direita que conheci são benfiquistas...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.