domingo, 1 de julho de 2007

Sócrates copia Soares Franco

O destaque da crónica de Fenando Madrinha no Expresso desta semana é o seguinte: «A UE vai transformar em 'sim' o 'não' dos eleitores europeus. Como? Deixando de os consultar.»
Refere-se o comentário à operação em curso entre as luminárias europeias (com o nosso PM à cabeça: agora que Portugal tem a Presidência da UE, ele já se manifestou contra referendar do novo tratado europeu) de fazer passar a chumbada Constituição Europeia travestindo-a em tratado, para a fazer passar sem referendo por parte dos eleitorados dos países da União.
Não foi preciso muito para eu fazer a associação entre a frase de Madrinha e o que se passou no Sporting quanto à famigerada operação de aprovação da venda do património não desportivo. Também neste caso Filipe Soares Franco conseguiu a artimanha de passar por cima do chumbo que os sócios lhe deram, levando a questão para o seio do dócil Conselho Leonino.
Só que, no caso da Direcção do Sporting a única alteração feita (ao contrário das que se fizeram na Constituição europeia, as quais foram no sentido de amenizar um pouco o texto), foi para ainda reforçar o bolo da venda, incluindo a Secretaria.
Na UE, os cidadãos não contam para as decisões; no Sporting, não contam os sócios.
Um destes dias entra-nos um "Berardo" pela porta dentro...

5 comentários:

  1. Eu sempre associei o Soares Franquismo muito mais ao Santana Lopes-Portismo, mas não me choca, nesta fase do campeonato, a analogia com o Socratismo. Ele deve ter aprendido umas coisas...

    ResponderEliminar
  2. Mas a verdade é que os sócios se demitem da sua participação. Quantos sabem e quantos estarão na Assembleia da próxima semana?

    ResponderEliminar
  3. É verdade. Também é verdade para o caso da nossa vida política e para outras situações em que é necessário maior envolvimento.
    Mas, no caso do Sporting, a direcção que é tão a mandar emails, sms e cartas por isto e por aquilo devia, para além do anúncio cumpridor num jornal de grande tiragem e no Jornal Sporting, alertar os sócios e dar mais a conhecer a vida do Clube, usando também esses e outros meios. Assim até parece que não querem mesmo lá ninguém...
    A direcção tem obrigação de fazer tudo para que haja participação!
    A vitalidade do Sporting só fica "demonstrada" em questões inócuas.

    ResponderEliminar
  4. e para que serve a AG? QUando alguem contesta (ou interroga) os genios que rpesidem o SCP e' logo corrido... Mas discordo numa coisa, Raul: o nosso Berardo foi o primeiro, de todos, de seu nome Roquette

    ResponderEliminar
  5. Não me parece, Leone, que, apesar de tudo, seja comparável a acção de Roquette com a de Berardo.
    Mas agora talvez não seja assim tão importante discutir isso. A não ser talvez no contexto da discussão, suscitada por Master, sobre as SAD.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.