quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Repensar de novo: Projecto precisa-se!

O post anterior gerou um comentário do leitor Thakrar que aconselho todos a ler. É um excelente "diagnóstico" do estado do Sporting que agradeço e subscrevo. Em vez de responder com um "comentário" acho que o assunto merece outro post. Re-"Pensar faz bem" como dizia Eduardo Prado Coelho...
Devo fazer aqui algumas clarificações sobre o que escrevi para que o meu post anterior possa ser lido correctamente. Não sou contra a ideia de um clube de formação. Aliás, seria insensato neste momento, depois de todo o investimento feito nesta via, mudar de rumo. Quando digo «Não é possível ser "grande" e querer ser um clube de formação» quero dizer, mais concretamente, que é de esperar que tomando a via da formação se passe algum tempo de carência e que os resultados não apareçam de imediato. Mas é preciso assumi-lo e por actos, coisa que o Sporting não tem feito. A política do Sporting nesta matéria tem sido ambígua, subserviente, de navegação à vista, sem dimensão, nem proveito.
É possível ser grande desta forma, mas é-o assumindo abertamente e totalmente esta via e estando preparado para a luta e para eventuais obstáculos, designadamente de ordem interna, que possam surgir. Disse que «não é possível ser "grande"», no sentido em que neste momento nos limitamos a fazer o papel de "equipa de treino" dos grandes. Mas é possível voltarmos a ser verdadeiramente grandes se as opções forem diferentes da caldeirada que neste momento é a "estratégia" do Sporting e houver um rumo claro.
E quando digo que temos de estar "preparados" significa ter uma equipa preparada, um Clube preparado e os adeptos preparados. Todos unidos! É um projecto a sério, com a grandeza, com a perspectiva de futuro e consentâneo com a dimensão histórica do Sporting. Bem podemos encher o peito com o facto da BBC tecer os maiores elogios à Academia. O que é que isso trouxe de facto para o Sporting?! Trouxe sim para o MU e outros que tais, que se devem rir à farta com tanta fartura. Tantas "pérolas", assim à mão de semear, nem nas Caraíbas no tempo das descobertas...
A actual "política de formação" do Sporting não parece passar de facto, como muito bem refere o Thakrar no seu comentário, da criação de um entreposto (não é piada a Dias da Cunha, figura que me merece todo o respeito), triste, baço, sem verdadeiro futuro, sem dimensão e sem glória. O Sporting produz craques para tapar o buraco financeiro e não encontra a forma de tirar verdadeiro partido de todo o esforço e recursos empregues nesta área.
Projecto precisa-se!!

4 comentários:

  1. Uma das grandes virtudes do grande AJAX dos anos 60, 70 e seguintes baseava-se em formar jogadores, colocá-los a competir durante alguns anos juntos e dessa maneira atacavam a liga dos campeões.
    Eu nao me sinto propriamente feliz com a maneira que o nosso clube gere os seus talentos.
    Formamos talentos não para criar uma equipa competitiva mas sim como tu referiste e muito bem tapar buracos de dividas.
    O Sporting deve criar esses mesmos talentos e aguentalos no minimo 4 anos de forma a criar uma equipa entrosada, competitiva, capaz de sentir união de grupo e capaz de ganhar a qualquer equipa no mundo. O segredo do futebol é a continuidade, e quando falo neste aspecto não falo em vender jogadores todos os anos nao permitindo maneter uma equipa que ja vem formada de ha anos. Destruir a base da equipa nao traz frutos. Pode-se vender um grande talento, mas nos 4 anos em que esse jogou esteve-se a obseervar outro para com todas as certezas dizermos: "este é um substituto à altura".
    O sporting nao esta bem, esta endividado, tem compromissos para com a banca, e pior de tudo tem um presidente que nao serve o sporting mas sim os interesses dos BES.
    Onde é que esta alguem que afirma publicamente que gasta 25 horas por dia com o clube? Nao ha! Ha apenas pessoas que dizem perder uma hora por dia.
    Enfim... Tudo menos amor ao Sporting.
    Força Sporting

    ResponderEliminar
  2. Concordo totalmente quando diz que é preciso que o clube, a equipa e os adeptos estejam preparados para um projecto que envolva alguns anos de carência de resultados. Mais ainda penso que o clube, entendido enquanto instituição, que não se pode confundir com os detentores provisórios do poder, a equipa e adeptos, especialmente estes, estão preparados. Veja-se o caso de Rui Patrício. Desde o início do ano que não são poucos aqueles que pedem uma oportunidade para o jovem guarda-redes. Foram ainda menos os que o criticaram depois da falha com o Leixões. Esta tolerância é geral, salvo uma ou outra excepção pontual. O problema como refere está na direcção. A performance do nosso gestor de activos na SIC Notícias antes do jogo com a Roma foi dos episódios mais degradantes que já foram oferecidos por qualqur dirigente de um clube, no que a sacudir água do capote diz respeito. Sem entrar pelos terrenos pantanosos das relações desta direcção com os bancos e os grupos económicos que têm tratado de expropriar de forma sistemática e metódica o clube dos seus recursos e o têm mantido nas respectivas dependências, a actuação de Freitas é vergonhosa. Numa altura em que a equipa e o treinador se encontram sobre pressão o que qualquer dirigente decente faz ou deveria fazer era absorver essa mesma pressão. Freitas para além de um período de reflexão pública (qual a necessidade de publicitar a pausa quando o próprio vai dizer para a televisão que esteve em contacto diário com a equipa?)limitou-se na referida entrevista a fazer-se de vítima e a lançar o ónus dos fracos resultados para o treinador e o plantel. Ou ficava ou saia, para quê publicitar a coisa? Do mesmo modo que dizia que se nota no desempenho dalguns dos jogadores o desejo de uma transferência, essas tendências são ainda mais evidentes na direcção, quando cada um trata de se proteger a si próprio mais do que a zelar pelos interesses do clube.

    ResponderEliminar
  3. O grande problema, relativamente ao "entreposto", é que são os próprios jogadores a sentirem-no. Assumidamente, para eles o Sporting é um nível intermédio, é a rameira que lhes tira os 3 e que eles jamais esquecerão, mesmo que uns anos depois, já de bolsos bem gordos, se casem em segunda ou terceiras núpcias com os 2 outros rivais! E isto caro master, não é de agora, nem foi o projecto "rocket" que o introduziu. Já antes, com Figo por expemplo, isto se passou. Ora eu só vejo uma forma de isto ser ultrapassado. E passa pela rameira ganhar nome. Como? Ganhando títulos, prestígio, tornando-se mais fina. Deixará de ser aquela experiência marcante, mas da qual uns anos depois nenhum jogador se lembrará da cara, tornando-se eventualmente numa relação mais séria, mais assumida e sentida. Deixará o patamar, ou vão de escada, para o brilho do palco, ainda que com varão.
    Mas como? Bem isto ou passa pela mudança de mentalidade dos proxenetas da SAD, ou pela saída destes, e respectiva substituição. Agora uma coisa não é admissível! É que se permita que os agentes FIFA, impulsionadores do lenocínio futebolístico, e que tanto mal nos têm feito, tenham mais poder que os nossos proxenetas! Isso não!!
    Já por outras ocasiões elogiei PC. E vou voltá-lo a fazer, pois o abominável homem das fezes, o maior corruptor e personagem mais sinistro do futebol português, tem na minha óptica, e no campo da estrita gestão do futebol do seu clube, méritos incontestáveis, e que nós infelizmente não conseguimos reproduzir. Nesta questão de MVeloso, e em concreto o comportamento de pbarbosa, o novo delfim de freitas, este já teria sido corrido, tal como fez no passado com veiga, d'onofrio, jmendes, etc. E sabem o que é que ele faria a seguir? Renovaria desde logo o contrato de MVeloso, aumentando-lhe o ordenado. A ordem destas 2 acções seria porventura inversa. Mas de certeza que a espucalação acabaria, bem como as declarações atribuídas ao atleta a dizer que "gostava de Inglaterra, mas que Espanha ou Itália também coiso... "

    Obviamente que o conteúdo do post e a linha do comment anterior de Thakrar são de enaltecer, sobretudo pelo pragamatismo com que os problemas são tratados. Isto não é um bicho de 7 cabeças, e felizmente há cada vez mais adeptos e sócios conscientes disto mesmo. É lamentável que tenham de ser os sócios, em blogues, no estádio (sim porque o resto está controlado)a indicar o rumo futuro do clube. Para que servem então os profissinais altamente remunerados que lá estão? Porque é que num clube que, dispõe neste momento (atenção, falo de hoje!!!) de material humano em formação que mais nenhum clube no mundo disporá, tem o seu presidente assobiado pelos adeptos, em pleno Old Trafford, sendo este inclusive o único que se dignou a agradecer de perto o apoio incansável prestado? Porque é que um clube que tem tudo para ser feliz, vive na mais profunda das tristezas e na mais negra ansiedade sobre o seu amanhã? Porque é que a grande maioria dos jovens quer ir jogar para a academia, mas quando chegam ao seniores querem logo ir para o ManUtd? Porque é que a corte de proxenetas não entende que se tornarem o clube vencedor, podem mamar ainda mais? Será que é com medo que entre por ali um tubarão investidor, e lhes feche a torneira? Será que eles não entendem que enquanto houver sportinguistas haverá banzé e contestação a esta gestão? Será que nós não teremos a sorte do fernando madureira ter assuntos pendentes com o freitas e restante pandilha, tal como os teve com o bexiga?

    CenadeMaceiros

    ResponderEliminar
  4. Cena,
    Nao e' claramente um problema de hoje, nem sequer criado pelo Rocket-man! Estou de acordo. E há mesmo quem situe esta "crise" ainda mais atrás, com conhecimento de causa.
    E também acho que não é um bicho de sete cabeças... Basta ir tendo mais um bocado de paciência, não é?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.