Soares Franco falou hoje nos níveis de ansiedade que experimentou este ano (não o disse assim, mas era o que ele queria dizer...). A ansiedade terá sido muita. Mas, não foi certamente menor que a nossa. O senhor presidente trata da forma habitual os sentimentos dos Sportinguistas. A vítima é ele. A ansiedade que conta é a dele, a nossa que se lixe! Ora, o presidente foi eleito para assumir responsabilidades que envolvem, entre outras coisas, gerir estados de alma. Os seus e dos seus eleitores.
E afinal de que se poderá ele queixar? Os deslizes são, em última análise, da sua responsabilidade. A franca falta de ambição e o consequente estado de conformismo que imprimiu ao Clube tiveram como contrapartida uma equipa apática, que jogou para os mínimos e, como tal, ia-se lixando. Quando a equipa se instalou no quinto lugar, foi poupado aos lenços e lençóis, apupos e insultos com que outros que ocuparam o seu lugar, em situações por vezes bem mais favoráveis, foram exuberantemente brindados. A folga de que gozou terá, quiçá, ditado mesmo a possibilidade de recuperação que a equipa teve. Ninguém sabe, claro. Ninguém viveu o suficiente para saber como seria se não tivesse sido apeado antes do tempo. Mas ninguém como Soares Franco teve uma segunda oportunidade como esta.
De que se queixa então?
Talvez o presidente do Sporting não saiba, mas é nesta total incapacidade para criar empatia com os Sportinguistas que reside o seu pecado capital. A ansiedade de um presidente perante o desaire do seu projecto deve ser a ansiedade de todos os associados, se esses associados estiverem com ele. Se Filipe Soares Franco fosse o Sporting, os Sportinguistas estariam cega e incondicionalmente com Filipe Soares Franco, assim como estão cega e incondicionalmente com o Sporting. Mas, nós sabemos que Soares Franco não é o Sporting. Daí que não se consiga muito bem entender os contornos desta sua ansiedade.
Todos nós experimentamos estados de alma por vezes bem dolorosos pelo Sporting. Não é prerrogativa de presidente. Os nossos, a gente sabe a que são devidos. Os do presidente, terá de ser ele a explicar...
PS- As declarações do presidente do Sporting incluiram ainda uma alusão ao congresso, referido como uma oportunidade para traçar um "rumo" para o Sporting... Terei ouvido mal? Então querem ver que o Sporting afinal não tem rumo?!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.