quinta-feira, 23 de março de 2006

Ainda o eleitorado



Escrevi eu aqui abaixo que, como estratégia eleitoral, o que temos a fazer é tentar seduzir uma fracção dos eleitores que conferiram à proposta da Direcção na última AG 64,5% de votos. Mas, pelos comentários, parece que algo não ficou suficientemente claro. Analisemos, então.
O conjunto dos eleitores em causa é constituído pelos seguintes tipos básicos de pessoas:

  • Os que estão a favor da Direcção e consequentemente do seu projecto de vendas;
  • Os que, não sendo adeptos da Direcção, são favoráveis ao projecto de vendas;
  • Os que votam a favor de quem está no poder, sempre que a equipa está a ganhar e se calhar nem sabem o que é que está à votação;
  • Os que não são fãs da Direcção nem concordam com o projecto de vendas, mas estão preocupados em que, digamos assim para simplificar, o poder caia na rua.

Nesta espécie de classificação, é preciso que se esclareça que não é só na categoria 4. que se encontram aqueles que temem que o poder caia na rua, mas em todas elas (exceptuando ,claro, os cromos do grupo 2.).
Não é de certeza no primeiro grupo que conseguiremos angariar votos, pois os seus elementos estão mais que convencidos de que o que interessa é manter o poder que está, a dinastia dos cooptados. Portanto estes, dá para esquecer.
Quanto aos do segundo grupo, e uma vez que com certeza não vamos trabalhar para que o Sporting perca, só por azar (do Sporting) é que eles votarão numa opção nossa.
É entre os eleitores do terceiro e quarto grupos que poderemos abichar votos.
Para tal teremos de arranjar uma alternativa credível aos candidatos que se perfilam e aos que se vão perfilar (Soares Franco não vai, mas a pandilha vai, e, segundo o "tudo a nu" SF era apenas um títere cuja eminência parda – o Telles – já vem nos jornais que Roquette o apoia).
Como refere Master Lizard no seu último escrito "a tarefa que se afigura absolutamente vital levar a cabo neste momento é a da mobilização de TODOS os Sportinguistas em torno da discussão das eleições. Todas as formas de mobilização dos Sportinguistas são válidas".
Vamos a mobilizar os bloguistas do contra e todos os associados que querem a mudança, sem esquecer aqueles que informada, inteligente e vigorosamente intervieram na AG.
Mobilizar para quê?
Temos de encontrar uma figura de gestor bem colocado perante a banca e virgem do lodo e da má gestão do passado, para liderar este movimento de sportinguistas descontentes com a actual situação e que querem um poder novo no Sporting.


Por um Sporting competentemente gerido, como clube desportivo que é!
Pela participação dos associados nas decisões!
Por uma gestão que não continue a dar prejuízos e rentabilize o património!
Por um Sporting ecléctico e aberto à prática desportiva das massas!
Por um Sporting com uma equipa de futebol ganhadora, com jogadores formados na Academia!


VIVA O SPORTING!

5 comentários:

  1. Concordo inteiramente com o seu comentário, com excepção da "não" candidatura de Soares Franco. Eu continuo a achar que ele VAI ser o candidato do sistema. Não interessa o que ele disse antes, e o que diz agora. Quando chegar a altura própria, verá se eu tenho razão, ou não...

    E que fique claro que para mim é indiferente quem é o candidato de Roquette. Seja FSF ou MRT, será sempre um testa-de-ferro de José Roquette, e nunca terá o meu voto. De qualquer modo, faz-me impressão a boa imagem que Ribeiro Telles tem junto de muitos sócios. Eu sei que ele acompanha sempre a equipa, como adepto. Mas isso não chega, porque eu discordo completamente das suas ideias para o clube, que são exactamente as mesmas da "oligarquia". Portanto, admito que esse senhor é muito simpático e civilizado, mas faz parte do Sporting do "country club", que eu não suporto. E como "peixe de águas profundas" que é, prefere ficar resguardado a criar "vagas de fundo" para o Soares Franco ir às eleições. Esta gente não brinca em serviço...

    ResponderEliminar
  2. Neste momento tantome faz que o FSF se cndidate ou não. Vai haver um candidato do BES/BCP e não será nenhum santo.... o que me preocupa é qual a alternativa ou, pelo menos, qual a candidatura que nos permita dizer o que pensamos e que seja credível para que alguém oiça

    ResponderEliminar
  3. Concordo em absoluto. Seja quem for que venha ai daquelas bandas é MAU!
    Vai agravar a situaçao, vai comprometer ainda mais o Clube, vai fazer parte desta monumental operaçao de embuste que tem sido a dinastia Roquette & Friends!
    Neste momento, de facto, a questao que se coloca é a que o Pedro sintetizou, mas há mais: esse candidato tem de cativar a maioria do eleitorado Sportinguitsa indiferente. Mas, a tarefa de cativar os indiferentes também é nossa, nós!, KL, restantes bloguistas e e TODOS os ASSOCIADOS detse grande CLUBE! que amam o Sporting (sim, nem todos AMAM o Sporting..., há uns que se amam mais a si próprios!!)
    Temos uma tarefa empolgante pela frente!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Vejam-me esta notícia, e digam lá se o que se ía fazer com o património do Sporting era ou não era uma autêntica negociata para os dirigentes do Sporting. Podemos discutir se o Sporting deve vender ou não património, ou até se tem que acabar por fazê-lo. Agora, a ter de vender, o clube tem de ter gente SÉRIA a fazer esse negócio, para que os seus interesses sejam defendidos! O que se estava a preparar, e que foi abortado pela "minoria de bloqueio (graças a Deus!) era um desfalque ao clube!

    http://www.24horasinc.com/eeditionread.aspx?pdf=P%c3%a1gina+11+-+Portugal&year=2006&month=03&day=24

    ResponderEliminar
  5. mais um excelente post...

    eu acho que vai haver um candidato da "pandilha do poder"... sinceramente o FSF deu um tiro no pé... como já deu a cambalhota com o ser candidato, penso que perdeu a hipotese de dar a 2ª cambalhota... por isso vai avançar outro do seu grupo... neste caso penso que esta tudo a ser montado para ser o Telles a avançar

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.