segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

A arbitragem do jogo contra o Belenenses


Sou daqueles que não gostam de justificar os insucessos com os erros de arbitragem. Por exemplo, dou valor ao Paulo Bento por nunca usar este tipo de desculpas (ao contrário do incensado pela sua correcção Fernando Santos, a quem, já esta época, vimos estalar o verniz).
É um facto, até um pouco reconhecido por alguns dos nossos adversários, que houve um tempo em que ao Sporting era impossível ganhar o campeonato, porque tudo estava controlado pelos poderes das sombras. Não creio que isso aconteça de forma tão sistemática hoje em dia. Mas, circunstancialmente…
Vem isto a propósito da arbitragem do jogo com o Belenenses. Claro que não foi por causa da arbitragem, mas por incapacidade própria, que o Sporting perdeu dois pontos.
Mas a arbitragem teve vários enganos, por azar (?) todos contra o Sporting. E a comunicação social não lhes faz qualquer menção, antes considera boa, de um modo geral, a actuação da equipa de arbitragem.
Vejamos os erros que consegui identificar:

  • Aos 12m agarrão e puxão do braço de Alecsandro na meia-lua, mesmo à entrada da grande área, fazendo-o cair. Seria livre perigoso e nada foi assinalado.
  • Entrada de pé em riste sobre Moutinho, atingindo-o e magoando-o, perto da área sobre o lado direito do Sporting (em excelente posição para Rony); merecia amarelo, mas nem falta foi marcada.
  • Várias faltas marcadas indevidamente aos jogadores do Sporting, na primeira e na segunda partes.
  • Falta, amarelo a Polga e livre perigoso contra o Sporting perto do fim do jogo; na repetição da TV vê-se que Polga nem sequer tocou no adversário.
  • Os jogadores do Sporting deixaram-se cair muitas vezes no fora-de-jogo, mas alguns deles foram muito duvidosos, e pelo menos um deles mal tirado: o de um passe que dá cabeceamento de Tonel; o único jogador que está fora-de-jogo está deslocado para a direita do ataque e não tem interferência na jogada.

2 comentários:

  1. E estás a esquecer-te que, segundo o bandeirinha, aquele golo escandaloso (só mais um) marcado com a mão, foi validado.

    ResponderEliminar
  2. E esquece-se de referir que o jogador do Belenenses que tentou marcar com a mão fez falta, ainda na primeira parte, sobre o Carlos Martins quando o SCP saía aprea contra-ataque e não viu o 2º amarelo...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.