sábado, 6 de janeiro de 2007

Figo

Figo é um grande jogador e um ser humano cheio de qualidades. Ponto, parágrafo!
Talvez seja o jogador português que atingiu a maior notoriedade de sempre. Quando digo isto tenho plena consciência do peso destas palavras. Falar nestes termos de um personagem do mundo do futebol, em 2007, numa perspectiva histórica e numa perspectiva internacional, tem uma carga muito óbvia. A notoriedade de que Figo goza hoje resulta de uma carreira sem paralelo e de um prestígio e de uma aura que nenhum outro jogador português jamais foi capaz de alcançar. Figo é um símbolo sólido do desporto português.
Esta polémica que agora anda por aí sobre o mais que certo malogro de um possível fim de carreira de Figo no Sporting só pode dar vontade de rir. Ela revela, por um lado, aquele sentimento de dor de cotovelo que muitos portugueses continuam a cultivar com enlevo. Mas, vem provar, por outro lado, que alguns Sportinguistas têm do Clube uma visão, no mínimo, peculiar e memória curta. Ninguém parece lembrar-se dos insultos, daquela conferência de imprensa...
E já ninguém se lembra da forma como Figo foi, institucionalmente, tratado pelo Sporting. O senhor Cintra merecia um prémio Stromp só por isso...
O que poderá significar hoje, de facto, o Sporting para Figo?
Ao nível a que Figo está, o seu "sportinguismo" só se poderia evidenciar de uma forma: envolvendo-se ao mais alto nível na gestão do Clube e dando-lhe o élan que de todo lhe falta hoje. Para isso bastaria usar todo o enorme património (desportivo, institucional e, se calhar, até mesmo financeiro) que o seu valor gerou. Um património que nenhum outro jogador português conseguiu jamais juntar.
Fazer este alarido todo porque o Figo não vem acabar a sua carreira desportiva no Sporting, dando uns pontapés na bola para passar o tempo, é ridículo e injusto. Esquece o passado sombrio e os ressaltos que a sua passagem pelo Sporting teve, não faz jus ao significado que Figo tem para o Clube, ignora o potencial enorme que para este representa o seu nome, a sua presença e o seu enorme prestígio e, finalmente, apequena um seu possível contributo para ajudar a resolver os seus problemas, as suas enormes carências e deficiências.

7 comentários:

  1. Eu sou daqueles que não querem que Figo venha arrastar a sua antiga classe com a camisola do Sporting. Rio-me quando me dizem que o Figo não é o Rui Costa do Sporting e digo: ainda bem! Rui Costa, só uns meses mais velho que Figo, está longe de ter a capacidade física que este ainda tem e anda, fazendo das tripas coração (dado que é bom rapaz e sinceramente benfiquista), a arrastar-se na tentativa de ajudar o seu clube. Mas até agora só lhe foi prejudicial: a equipa foi montada como se ele existisse, o que não acontece, e tudo se baralhou em confusões tácticas. Agora regressou, mas, ou me engano muito ou só dá para meia hora por jogo, até à próxima lesão.
    Rasumindo: de acordo que estou com Master neste escrito, Figo que vá "morrer longe", lá para as arábias, arrecadando mais uns milhões (aspecto a que dá muita importância) e que, quando regressar, seja como mais-valia para o Sporting. Porque, 'pesetero' que seja, o homem tem decerto um coração (penso que também já o comprovou), e acredito no seu sempre afirmado sporinguismo.

    ResponderEliminar
  2. Julgo que o prestígio planetário de Figo é qualquer coisa de inatacável. Nenhum outro jogador português conseguiu tamanha notoriedade, mais pela mediatização que o fenómeno futebolístico sofreu nas últimas 2 décadas, ajudado e muito pelo surto da globalização, do que propriamente pelas qualidades técnicas, apesar de para mim ele ser o melhor que vi jogar com as quinas ao peito. Mas eu só tenho 32 anos!
    É impensável para mim ver o Luis Figo acabar a carreira no Sporting. O Sporting é um clube que cria, gera talentos. Não um clube que que os enterra, ou que possa assistir ao seu ocaso futebolístico. Porventura até existe historicamente alguma inabilidade para o encerramento de carreiras de figuras do clube, vide o Pedro Barbosa e Rui Jorge, o Sá Pinto, o Iordanov, o Manuel Fernandes, o Oceano, o Jordão, o Damas, etc. Daqui eu só posso concluir que ainda bem que o Figo não vem encerrar o seu ciclo por cá, pois arriscava-se a ser tratado como qualquer um dos que atrás mencionei. Julgo que a maior parte dos sportinguistas preferirá lembrar-se dele com 21 anos, gingando sobre os adversários com uma qualidade e destreza tais, que até o ridículo corte de cabelo lhe era desculpado. É isso que perdurará!
    Quanto ao papel de Figo no SCP, como dirigente, eu creio que se deve ter alguma contenção e não inflacionar expectativas. Todo o prestígio, fama, e conhecimentos de Figo não são capitalizáveis, no campo do dirigismo, de forma automática. Assim ele não poderá assumir a liderança de qualquer projecto no Sporting sem ter a mínima experiência. Significa isto que deve ter uma fase de aprendizagem nesta área, como tinha há 20 anos atrás com o César Nascimento de forma a preparar-se sem ter tanta exposição. Mais tarde poderá assumir a Liderança do SCP. A minha questão é tão somente esta. Quem é que irá patrocinar uma jogada destas? O Soares Franco? O Ribeiro Telles? Não me parece, de todo em todo que o façam, pela simples razão, e falo do primeiro, que não quer sair de lá. É concorrente directo! Não vejo também Figo ser subalterno de Soares Franco. Aliás esta perspectiva é medonha! É quase o mesmo de ter o Carlos Barroca a mandar no Michael Jordan, com o devido respeito ao Carlos Barroca.
    Resta pois, e a esta distância uma única solução no médio prazo, para Figo entrar no Sporting. E é tomando uma posição de accionista de destaque na SAD, aproveitando o aumento de capital que se tem anunciado. Sozinho ou liderando um grupo de investidores, parece ser o melhor trajecto. Não me parece que a liderança do Sporting, clube, seja alcançável a Figo nos próximos anos. Falta-lhe a linhagem para poder ascender ao trono. Nem cooptado!
    Atenção contudo ao seguinte. O Figo não precisará do futebol para viver no futuro. Quer isto dizer que ao contrário dos palhaços que vegetam por este circo, ele não precisa dele para sobreviver, valorizar-se, enriquecer, ou lavar dinheiro. Não me parece que Figo tenha perfil para se enfiar no lodo em vive o futebol português, pelo que eu não equacionaria desde já qualquer regresso ao Sporting.

    P.S. Master, eu lembro-me da conferência de imprensa, lembro-me dos insultos, lembro-me da inqualificável e altiva atitude de Cintra, mas também me lembro dos 2 contratos assinados pelo Figo com Parma e Juventus, da sua irredutibilidade em renovar e assim não recompensar condizentemente o clube que tudo lhe havia dado, e lembro-me também do empresário que esteve por trás de tudo. Não ponho em causa o seu sportinguismo, tal como diz o Raúl, mas o passado do Figo no clube não é imaculado, razão pela qual eu levanto sérias reservas quanto ao futuro.

    ResponderEliminar
  3. Carissimo Cenademaceiros:
    O comentário merece (digo, merece, porque merece _mesmo_!) comentário.
    Creio que no essencial estamos todos de acordo. E mesmo quanto à forma de que se poderia revestir uma participação futura de Figo no Sporting, não há dúvida: não pertencendo à "família real" Figo teria de aproveitar outros predicados... E estou também inteiramente de acordo com outra das questões levantadas: Figo não precisará do futebol no futuro. Receio bem até que já esteja farto das farpas que voam constantemente neste meio, que atingem sobretudo figuras como ele, que não pertencem ao sector vegetativo...
    De facto uma eventual retorno, só se existir uma motivação muito forte e uma coragem grande da parte dele. O futebol trucida os seus melhores (os seus bons artistas, o seu público...) e o Figo corre sempre o risco de acabar estropiado se não tiver uma estratégia bem definida e se não usar a inteligência que usa tão bem em campo. E sobretudo se não se colocar ao nível dele!
    Sem estratégia e sem inteligência uma eventual passagem pelo dirigismo desportivo poderá não passar de capricho de menino rico.
    Isto tudo remete-nos para o essencial daquilo que quis dizer no meu post: nesta possível relação Figo/Sporting o problema está muito para além do pontapé na bola, e nisso estamos, creio, todos de acordo.
    Quanto à questão do passado de Figo no Sporting eu sou mais cauteloso. Não houve nenhuma visão de futuro na forma como o dossiê Figo foi tratado pela direcção de Sousa Cintra. Analisado, assim, de fora e sem dispôr de todos os dados, parece-me que houve um confronto entre Figo e um personagem cujo papel não deveria ser, nem o de promover, nem o de acicatar confrontos. O papel dele era, outrossim, defender os interesses do Clube. Não o fez, armou-se em campeão e perdeu! E com isso perdemos todos nós. E o Figo ganhou.
    Obrigado pelo comentário Cenademaceiros.

    ResponderEliminar
  4. Esta discussão aprece esquecer a importância que na época teve o empresário que hoje está (?) na SAD do benfica. Mas adiante, que volte noutras funções nãos erá mau, como não será se ainda jogar (desde que nãos e cometa o erro táctico do Benfica com o Rui Costa, claro).
    A notícia de hoje de O Jogo, sobre possível protovcolo com o Internacional de Porto Alegre merece atenção. Depois do protocolo com o Man United, que nunca funcionou, este parece mais interessante. Mas como agora há a desculpa da reabertura do mercado, os brasileirtos devem apssar mais um mês à espera de resposta pelo menos. Oxalá não se fartem...

    ResponderEliminar
  5. Não nos esquecemos, claro, também do personagem em questão, mas neste caso não parece ser figura relevante (nem neste, nem nos outros, claro, mas isso é outra conversa!).
    O problema que tem estado aqui em debate é o de Figo e o Sporting Clube de Portugal.
    Afinal os Sportinguistas gostam de Figo ou não? Querem que Figo continue um símbolo do Clube ou não?
    Quais deveriam então ser as contrapartidas deste "affaire" de parte a parte?
    É que o Figo não é do nosso campeonato... e das duas uma: ou ele baixa a fasquia, ou o Sporting eleva a sua!

    ResponderEliminar
  6. De acordo! Eu voto que o SCP eleve a sua. Se lutar por fazer boa figura na Europa, talvez quando o Cristiano Ronaldo voltar o faça ainda como jogador, não apenas noutras funções (e o sportinguismo dele parece-me bem menor do que o do Figo).
    Diga-se também que não fazemos ideias de que outras funções estamos a falar para o Figo...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.