sexta-feira, 15 de junho de 2007

O (mau) pagador de promessas

O presidente do Sporting encontrou uma fórmula infalível para não ter de pagar as suas promessas... "Nenhum dos talentos do Sporting sai comigo como presidente," declarou solene em tempos, lembram-se? Saiu Nani. Agora fala-se de Moutinho. À cautela lá vai dizendo que, "João Moutinho não é para sair do Sporting. Como o próprio Nani, mas saiu porque existiu um clube que superou a cláusula de rescisão," afirmou ele enquanto, certamente, colocava com ar inocente o olhar em alvo sobre o tecto e lhe cresciam asinhas nas costas...
Não sei se percebem a lógica... A promessa está feita. Lapidar, grave e majestática. Mas eles lá vão saindo. Desta forma a culpa dos jogadores sairem é sempre dos clubes que cobrem a tal cláusula de rescisão.
Eu percebo que o Sporting pouco possa fazer para segurar muitos dos talentos que forma. Mas, afinal não é para isso que a Academia está aberta?
A pergunta que se impõe é esta: não teria sido melhor colocar as coisas claramente desde o princípio? Os jogadores saem quando têm de sair e o Sporting tem de ter a mais valia da sua actividade enquanto clube formador. Não adianta nada fazer este número ridículo e falso do presidente virtuoso.
Venda-os, mas venda-os bem, o que quer dizer, nas actuais circunstâncias, com embrulho de luxo, na altura própria e pelo máximo valor possível. Repito: com embrulho de luxo, na altura própria e pelo máximo valor possível!

2 comentários:

  1. Hoje a Bola fala no Veloso. Mas desde ha' meses que ouvia em Lisboa a 'estoria' do Moutinhoo ir para a Juve. Claro que, como ja' aqui se disse, com clausulas nao ha' como garantir nada, a questao e' ver o momento e o valor das clausulas (alem de outras medidas: a saida encontrada para o C martins foi boa, garante que caso ele renda dinheiro ao Huelva 40% e' do SCP; com o Valencia, pelo Caneira, talvez fosse de fazer algo assim, pelo menos em parte).
    O russo parece bom, resta ver quem vem mais, os dispensados e retornados de emprestimos e o equilibrio da equipa nos varios sectores no fim de tudo, daqui a um par de meses...

    ResponderEliminar
  2. Comecei a escrever um comentário e acabou em post... :-)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.