quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Se não foi castigo, fomos castigados!

É com algum pesar que venho pela primeira vez dizer que não estou de acordo com Paulo Bento. Não porque perdemos, porque isso são contas de outro rosário (importante, mas outro) mas porque ao fim de 2 anos algum motivo o tem levado a não seguir o seu caminho.

Dizer que um guarda-redes não foi convocado porque não treinou parece a toda a gente pouco sério, sobretudo se tivermos em conta que o treino não melhora muito a performance do Tiago (a sair deve ter aprendido com o Labreca). O que é que um guarda-redes não treinou com os colegas? Quantas vezes treinou o Veloso na posição de central? Mais do que o Gladstone?

É que perder para ganhar a equipa vale, na minha opinião, a pena. Perder porque o melhor guarda-redes não treinou um dia……

Por outro lado por que razão se manteve a entrada do Paredes quando a equipa tinha que mudar da questionável atitude defensiva para a recuperação de um golo de desvantagem? (apesar desta afirmação declaro desde já que nunca mais oiço o António Tadeia. Parece que faz força para perdermos!)

Para mim estas questões ainda andam em torno do jogo com o Fátima, com os reforços e com a velha questão da equipa base. Ou seja muda-se mais de metade da equipa e espera-se que os jogadores, os que verdadeiramente nunca treinaram profundamente nessa condição, se entendam. Sem qualquer referência à equipa base. Eu sei que o PB em tempos acreditava que o melhor era rodar sempre a equipa para que todos estivessem habituados a jogar com todos. Os resultados parecem dar razão a quem o criticava e ele, que é uma pessoa inteligente, acabou por estabilizar uma equipa base. Nunca se pode ter o melhor de 2 mundos e se há uma equipa base os que jogam pouco conseguem integrar-se numa equipa rotinada mas têm dificuldades em criar novas rotinas de repente. Seja qual for a melhor tese (equipa base ou rotação permanente) nunca se conseguirão resultados mudando muitos ao mesmo tempo.

Quanto ao jogo com a Roma, o que tenho a dizer é que ainda somos de outro campeonato, pior entenda-se, e que saúdo o Sr. Paulo Bento pelo grande trabalho que tem desenvolvido no sentido de subirmos de divisão ao nível europeu!

5 comentários:

  1. Eu bem dizia que o céu começa a ficar negro aqui na minha terra...

    ResponderEliminar
  2. Master deve ser da diferença de fuso horário.... continuo a gostar do PB e do trabalho que está a fazer. E nada está perdido em termos de passar à próxima fase da LIga dos Campeões (apesar de achar que o nosso campeonato ainda é ir à final da UEFA)

    ResponderEliminar
  3. Não é do fuso, não...!
    Vamos ver o que isto tudo dá.
    Ao nosso Ferguson falta-lhe uma direcção à Manchester.
    O PB podia ficar por 20 anos, podia! Mas quem não podia lá ficar sei eu quem era...
    Quanto à UEFA não é propriamente um demérito. Vamos a ver é se temos capacidade para lá chegar...

    ResponderEliminar
  4. Permitam-me acrescentar 1 ou 2 coisitas à excelente análise feita. O que é o Gladstone está a fazer no plantel? Não teve 1 boa actuação com o Fátima? Então o Tiago, teve? E o Tonel? E o Paredes? Sinceramente, alguém conseguiu ver algum aspecto positivo na exibição de MVeloso a central? Porque é que o Vukcevic não é experimentado noutra zona, central ou direita, do meio-campo? Este jogador n é um extremo! N tem velocidade de 1 extremo, mas tem um excelente pé esquerdo, boa visão de jogo e uma boa meia distância, qualidades que são anuladas com a prisão da linha, e agravadas com defesas experientes pela frente, como era o caso de Panucci. Porque é que ele n vai alternando com o Izmailov e com o Romagnoli?
    Se neste momento só temos 1 avançado de qualidade, e em forma, porquê insistirmos no esquema de 2 avançados? Está visto que n é assim que marcamos mais golos!Jogue-se à Peseiro com 2 médios centro Veloso e Moutinho, 3 médios soltos, Izmailov, Romagnoli e Vuk, e o Liedson na frente!! Vejam lá como é que jogou o Arsenal contra o Slavia. Para dar 7 se calhar jogaram aí com uns 5 avançados!!! Não brinquem comigo!!
    A questão da Direcção do clube, introduzida pelo Master, é assunto inquestionável, e até ver imutável. Tal como a rigidez criativa, refém de uma inteligência mediana e de uma obstinação tacanha que o nosso treinador revela. Há quem lhe chame burrice. Eu acho que sim... mas não só! Talvez o treinador seja tb refém do seu pp estatuto e de determinadas pessoas ali dentro. Fala como é óbvio dos comissionistas.
    Por último um aspecto em que discordo frontalmente contigo Pedro é estarmos perante dimensões diferentes! É pá eu aí digo, nem pensar!! Não me parece que nesta competição nós tenhamos tão cedo oportunidade de ir vencer a Itália, como tivémos esta semana. As realidades não seriam comparáveis se a Roma jogasse na máxima força, com o 3/4 titulares que falharam o jogo e, sobretudo se o Totti não se tem lesionado logo aos 5"!! Agoram contra "aquela" equipa falarmos de realidades distintas é vulgarizar a nossa para patamares de distrais! Tínhamos, não tenho dúvida, plantel, na 4ª Feira, para ganhar aquele jogo, não houve foi engenho, ou inteligência, ou ambição, ou sei lá... acho que a bendita entrada do Paredes assim que levamos o 2º explica tudo.

    Saudações

    Cenademaceiros

    ResponderEliminar
  5. Caros cenademaceiros e Master


    Não pretendo criticar o PB enquanto treinador do Sporting. De facto, em grandes números estamos a meio de um ciclo que pode ser determinante para o nosso futuro. Há um caminho ao nível da liderança da equipa e isso é mesmo das poucas coisas boas que esta direcção tem permitido.
    Não acredito em mudanças apressadas de sistema, não acredito em esquerdinos à direita e acho que no essencial PB tem estado bem nas opções que faz.
    Se estou certo, e não tenho a pretensão de ter a certeza que o estou, o que critico é a direcção estar a empurrar o PB para comunicações políticas onde ele não se sente bem. O que critico é não assumir que houve castigo. Critiquei a substituição, mas não passo a insultar o treinador por causa de uma substituição.
    Por isso Master, o meu post pretendia ser por causa do nosso objectivo e não por causa do jogo em si. O que me preocupa é ver o PB a sair do seu trilho e não se houve ou não uma boa substituição (tu, especialmente, sabes que me preocupo com isso no jogo mas que depois volto à grande causa). Outras das questões é qual é o nosso campeonato. Eu quero estar na primeira divisão europeia! Não acredito é que tal seja possível se actuarmos com a presunção que já lá estamos. Não temos nem jogadores, nem dinheiro para lá estar e não falo em estar no topo da Europa. Falo para estar na 1ª divisão. Por enquanto sofremos porque metade da defesa se foi embora, porque compramos nos mercados que restam, porque temos que vender com regularidade. Essa é a factura de uma gestão que não há meio de mudar. Que se orgulha de ter as contas mais certas de Portugal, mas que não ousa ou gerir melhor em por em causa a gestão fraudulenta dos outros (porque ou gerimos mal ou os outros são vigaristas). O que não podemos é fazer almoços, jantares ou lanches com quem achamos que anda a roubar nas contas por isso mesmo e porque para nós deve haver o Sporting e as instituições em que se insere e não almoços bilaterais com os grandes ou os pequenos ou os assim-assim. Os problemas da Liga, da Federação e da arbitragem só se resolvem institucionalmente com todos. Não se exige unanimidade, mas exige-se unidade. E para isso não há alianças. Há apoiantes e não apoiantes.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.