domingo, 13 de janeiro de 2008

Reflexões após o jogo com a Académica

Num artigo de António Tadeia no DN (aqui citado por “Sangue Leonino”), cuja leitura completa recomendo, respigo a seguinte parte:
«O problema do Sporting […] chama-se projecto. Debelados os equívocos do projecto-Roquette, que pretendia fazer do Sporting uma joint-venture entre futebol e imobiliário, continua a haver excesso de mentalidade empresarial em Alvalade. Do mundo empresarial, os clubes devem herdar o rigor, o profissionalismo e a capacidade para inovar nos planos comercial ou de marketing, mas nunca a mentalidade que faz do princípio de causalidade a raiz do pensamento.»
Vem isto a propósito da constituição do plantel para esta época e das asneiras que os dirigentes fizeram ao deixar sair alguns jogadores que muitos sportinguistas só agora percebem como eram importantes.
Tadeia põe o acento tónico nas saídas e desvaloriza as asneiras feitas com as entradas. Eu cá acho que foram tão importantes as asneiras com as saídas, como as que se fizeram com as escolhas dos substitutos. Vendo bem, e dada a inevitabilidade das saídas de Nani e Caneira, até acho mais importantes as que se fizeram com as novas aquisições.
O resultado está à vista nas exibições recentes da nossa equipa.
No jogo de há pouco contra a Académica meteu impressão como é que é possível, depois de se ter tido uma boa atitude competitiva, o colectivo se ter esforçado e dominado durante quase todo o tempo, vir-se a perder ingloriamente a vitória no jogo no último minuto. A explicação que encontro assenta na inexperiência; como disse Paulo Bento, com um canto a favor tinha de se ter tido a esperteza de manter a bola naquela zona e não a deixar sair dali (e temos jogadores com suficiente habilidade para o conseguir).
Com a qualidade do plantel que tem, com o desânimo que os últimos (negativos) resultados e exibições hão-de ter provocado na equipa, não percebo que se atribua ao treinador a responsabilidade do presente estado de coisas e se o queira fazer substituir.
Apesar de haver já muitos sportinguistas que se pronunciam a favor desta solução, quanto a mim muito desajustada e indesejada, mantenho a opinião de que fazer isso nesta altura seria dar um tiro no próprio pé.

6 comentários:

  1. Também li, por acaso, o artigo do DN, mas acho que deveríamos analisar em separado os jogos e o “projecto”.
    Não digo que não haja conexões, mas o “projecto” não pode explicar directamente as exibições e muito menos os resultados da equipa. Ontem, se a bola não ressaltasse, após o canto, na cabeça de um dos defesas do Sporting, o Sporting teria obtido uma “merecida” vitória e tudo estaria mais calmo, com a perspectiva de podermos garantir o 2º lugar no Campeonato…
    Eu no entanto, com os meus botões desabafaria: “ P**** ”, não há maneira de aprenderem a jogar ao ataque e a marcar golos.
    Para mim, foi mais doloroso o jogo com o Vitória porque, para lá do resultado, levámos um banho de bola…
    Creio que já escrevi isto, mas não faz mal repetir. Os culpados das más exibições do ataque do Sporting são, em primeiro lugar, o treinador que não foi capaz de se libertar da “moda” dos losangos (que a prática vem demonstrando ser uma parvoíce) e ainda não descobriu que a melhor maneira de atacar é iniciar o ataque no nosso campo, depois os jogadores que, ganhando o que ganham, têm obrigação de treinar o remate à baliza até sentirem que já são suficientemente eficazes, em terceiro lugar poderão vir os responsáveis pelas aquisições...
    Nesta “altura do campeonato” não faz qualquer sentido, quer despedir o treinador, quer “comprar” mais jogadores.
    Para quê? O treinador do Benfica, que até já treinou o Real de Madrid..., não está a conseguir melhor resultados e o Sporting tem jogadores a quem paga ordenados (certamente chorudos e chorados…) sem tirar disso qualquer proveito.
    Continuo com saudades do ataque do Sporting com 5 avançados….

    ResponderEliminar
  2. Coincidência ou não, Liedson fez o seu melhor jogo dos últimos tempo jogando sozinho na frente.
    Paulo Bento já várias vezes frisou que o seu modelo é o de chamado Losango e mesmo que o queira mudar é dificil já que o plantel que Paulo Bento tem ,penso(?) que seja da sua responsabilidade, ou seja, não tem extremos, Soluções no banco não há e dinheiro para o melhorar ainda menos!!!

    "O barco já anda a meter água há imenso tempo" e se não arranjarem dinheiro para a reparação, temo graves prejuizos Institucionais e desportivos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Caros Amigos Bloguistas


    O www.camisola10.com está a reunir alguns dos blogs de desporto mais interessantes da nossa “Blogoesférico”.

    Nesse seguimento, este foi um dos blogs por nós pré-seleccionado para integrar o projecto “blogoesférico”.

    O projecto irá permitir, não apenas permutas publicitárias entre blogs, como a publicação no www.camisola10.com de artigos provenientes de todos os blogs registados.

    Se é vosso interesse participar nesta iniciativa, enviem um email para administracao@camisola10.com , escrevam no assunto: “Blogoesférico” e coloquem na descrição do email : Nome, nome do blog e a frase “estou interessado”

    Até lá.

    Bons posts

    ResponderEliminar
  4. Carissima Andreia,
    Obrigado pelo "comentário", mas parece-me mais próprio este tipo de assuntos ser tratado no nosso correio. Há um link na nossa página que diz "Escrevam-nos" e a gente responde.

    ResponderEliminar
  5. Na minha opinião o problema actual do Sporting não é de natureza táctica. Ao contrário do comentador a firma forte 76, não penso que Liedson renda mais sozinho na frente; pelo contrário. O problema do Levezinho é mental: por um lado de natureza pessoal (divorciou-se há pouco tempo) e, por outro, de natureza desportiva (tem sido muito mal acompanhado na frente de ataque). Quanto ao nosso querido e admirado amigo Leoscorp, também eu gostaria que o futebol se jogasse a ver quem marca mais golos, como era dantes. Nesse tempo os jogadores faziam dois treinos por semana e os jogos eram muito mais lentos. Hoje os métodos são muito mais científicos, a capacidade física dos jogadores é levada aos limites e o ganha quem sofre menos golos e marca um ou outro. Não existe nenhuma equipa no mundo que jogue com 5 avançados. É pena, mas é assim.

    ResponderEliminar
  6. Caro Raul Henriques,

    Eu quando digo que o Liedson rende mais jogando sozinho na frente, é se algum dos companheiros a jogar ao lado dele sejam os actuais que compoem o plantel; Já o disse noutro blog que, se tivessemos ficado com o Alecssandro ( 3 milhoes era a quantia pedida mas como era muito caro optamos pelo Purovic por 2 milhoes!!!), decerto que o rendimento dele e do Sporting era bem melhor.

    Abraço

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.