terça-feira, 8 de julho de 2008

Três perguntas sobre o Sporting: (3) Qual o futuro do Sporting?

Não é possível sabermos com exactidão quantos são os sócios Sportinguistas hoje. Muito menos saberemos quantos são os pagantes, com os seus direitos plenos, ou seja, com capacidade para elegerem e serem eleitos, votarem ou verem as suas propostas votadas. Imaginemos que rondam 40-50.000. As AG do Clube têm uma afluência de pouco mais de um milhar. Deste milhar, uma percentagem significativa está contra as propostas que têm sido sistematicamente apresentadas pelas últimas direcções. Comparando votantes, podemos estimar --embora este cálculo esteja inevitavelmente sujeito a erro-- que nas últimas AGs tivemos, grosso modo, uma percentagem de 50-50% de cabeças que se opõem ou defendem as ideias da direcção. O que desequilibra portanto os resultados das AGs é a célebre regra do número de votos por antiguidade. Esta questão é difícil de debater, mas não é este o assunto para o qual queria chamar a vossa atenção.

O que me interessa aqui sublinhar é que, na prática, uma percentagem mínima de gente, num total já de si mínimo e nada representativo do universo Sportinguista, controla os destinos do Clube. Cerca de 50% dos participantes, nas já de si pouco participadas AGs do Sporting, controlam os acontecimentos. Dir-me-ão que são as regras da democracia. Dir-me-ão que é a democracia que temos no Sporting. Dir-me-ão que serão Sportinguistas, sem dúvida, alguns deles animados mesmo até da melhor das boas vontades. Mas, o que não deixa de ser totalmente verdade é que é esta minoria, é esta escassa percentagem, a quem falta notoriamente representatividade e na qual me não revejo de todo, que controla e dita o futuro do Sporting. Que compromete o Clube e os seus associados e adeptos numa política desastrosa, cujas verdadeiras consequências nunca foram abertamente discutidas e cujos responsáveis nunca foram apontados. São estas 500 ou 600 criaturas que, na prática, continuam a dar o aval ao grupo que esquarteja, da forma mais rápida e eficaz que é capaz, a instituição Leonina. Na prática, é esta minoria de 500 ou 600 pessoas que está a dizer: destruam o que resta do Sporting Clube de Portugal! Estão à vontade…
Bem pode o dr. Rogério Alves vir agora sugerir transformações dos Estatutos para assegurar uma maior participação. Foi numa AG dirigida por ele que se tentou, com sucesso, perante a sua total complacência e mesmo com a sua activa participação, desferir mais um golpe fatal no SCP. Quando e se as tais alterações aos Estatutos forem aprovadas (se alguma vez vierem sequer a ser discutidas...) já o quadro estrutural do Clube estará totalmente alterado e o controlo das coisas nas mãos dos predadores. Assim, também eu sou um grande democrata!

Não há, como nunca houve e como já aqui referi por diversas vezes, margem para meias tintas: hoje ou se está a favor desta destruição do Sporting Clube de Portugal como projecto associativo, ou se está a favor da criação de uma entidade mercantil, mais ou menos escondida e habilmente mascarada de associação desportiva, dirigida por mercenários a contrato e destinada a explorar a boa fé dos Sportinguistas. Destas 500 ou 600 criaturas, uma parte não sabe o que anda a fazer. São uns patetas, uns tontos. Hão-de chorar quando for tarde. Outra parte fá-lo por convicção. Destes, alguns saberão o perigo que o seu Clube corre, mas têm esperança (nunca fundamentada com seriedade!) que as coisas não sejam tão más assim. Outros, finalmente, uma parte ainda mais ínfima, saberão perfeitamente o que anda am fazer. São os controladores das AGs, os autores das moções fantasma, das intervenções que não chegam a ter lugar, são os traficantes de tempos de intervenção. A gente conhece-os. São sujeitos desprezíveis, só enganam os incautos.

Hoje o Sporting é constituído por uma massa de sócios e adeptos que, depois das vicissitudes pelas quais o Clube tem passado nos últimos anos, já não sabe bem o que é ser Sportinguista. São Sporting por inércia. São Sporting ao longe. São Sporting, porque não…? Hoje, no meio de uma crise sem paralelo e perante uma necessidade efectiva de mudança, uma parte significativa dos, mesmo assim, mais activos sócios não sabe ou não pensou ainda bem no que deseja para o seu Clube daqui para o futuro. Tem uma noção vaga do que é o Clube. Empresa? Associação recreativa? Passerele de vaidades? Emanação da Olivedesportos? All of the above? Hoje umas escassíssimas centenas de pessoas, muitas delas em estado adiantado de semi-mumificação, comandam totalmente os destinos do Clube que foi outrora grande e poderoso e que agora definha e negoceia de forma vil a sua sobrevivência.

600 criaturas controlam, pois, o devir de uma instituição que conta com milhões de aderentes. Chama-se a isto o quê? O SCP, Sporting Clube de Portugal, foi uma instituição criada para acolher todos os simpatizantes da causa do ideal do associativismo desportivo no quadro de um de “exemplar conduta moral e cívica na vida”. O ideal é de tal maneira forte que esta ideia está plasmada, assim mesmo, nos Estatutos em vários dos seus artigos. O Sporting Clube de Portugal transformou-se num Sporting Clube Privado. O presidente foi claro acerca disto quando afirmou que para se ser Sportinguista é preciso ter "disponiblidade financeira." Faz-se crer que o verdadeiro Sportinguista é aquele que está com aquela minoria de senhoritos que abanam os Rolex de fancaria e conspurcam com a cinza dos seus charutos os corredores de Alvalade.

Fancaria, sim, porque é de fancaria que estamos falar. É desta elite de fancaria, que viu aqui a oportunidade de sair da sua condição, que proclamou pimpona o fim da era do mecenato e que "mete" no Sporting o dinheiro dos bancos, que nós todos temos de andar a pagar. É desta elite de fancaria envolta também em alguns casos de duvidosa legitimidade, que quer ensinar os Sportinguistas a dirigir o Clube e se apresenta como seu salvador! E, mais grave, a quem uma minoria de Sportinguistas, ingénuos ou, quiçá, com vontade de participar também no banquete, dá o seu aval.

Se olharmos para a crise do Sporting, para as fragilidades e debilidades do Clube, se tivermos em atenção que meia dúzia de criaturas validam em AG as decisões que legitimam a destruição da instituição, que outros não sabem bem o que querem, e que outros ainda não conseguem distinguir o fundamental do acessório--, se olharmos para a mentira e para a miragem em que os Sportinguistas andam desde há muito mergulhados; se tivermos em atenção que o futebol se transformou no epicentro de toda a actividade do Clube, se olharmos para o estado de aparente paralisação sem retorno do futebol português (inaudito o que se passa e se deixa que se passe no futebol português!), se olharmos para o modo como as coisas funcionam nos outros países, não podemos deixar de sentir um súbito estremecimento.

De vez em quando a insónia vibra com a nitidez dos sinos, dos cristais. E então, das duas uma: partem-se ou não se partem as cordas tensas da sua harpa insuportável. No segundo caso, o homem que não dorme pensa: o melhor é voltar-me para o lado esquerdo e assim, deslocando todo o peso do sangue sobre a metade mais gasta do meu corpo, esmagar o coração.

E tal como o homem da insónia do poema “Sobre o lado esquerdo” de Carlos de Oliveira, o Sportinguista estremecido pensa. E quando se pensa nestas coisas está o caldo completamente entornado.

O Sporting é uma paixão grande demais para podermos encarar tudo isto com a alma leve. Não se pensa nas paixões. Vivem-se as paixões… com paixão. E não se pode dar expressão a esta paixão num quadro tão sombrio como este que neste momento se nos depara. Milhares e milhares de antigos sócios do Sporting deixaram de há muito o Clube, mais ou menos silenciosamente, por entenderem não poder conciliar a paixão clubística, aquele impulso inabalável, com as incertezas, a voz forçadamente calada, os abusos, o desrespeito, as nuvens negras e os obstáculos a que os Sportinguistas estão sujeitos. O Sporting neste momento não consegue dar dar corpo e acomodar a paixão dos Sportinguistas por ele. A tentação de esmagar o coração é grande, a tensão das cordas cresce.

O mal do Sporting é não ter sabido, ou não ter conseguido, criar os mecanismos para acolher a paixão Sportinguista. Para nos amparar quando nos deixamos ir. O mal do Sporting é ter-nos dado matéria para pensar. Parar para pensar nestes domínios, é mau sinal. Ninguém (ninguém!) no seu perfeito juizo pára para pensar sobre estas coisas. Quando tem de o fazer pode ser tarde...

Nestes tempos de canícula que correm, que convidam à leveza dos corpos e das almas, que suscitam e potenciam o interesse pelo acessório e pelo fútil, mas que não deixam de ser tempos de existência precária e difícil para a maioria, exorto os Sportinguistas a insistirem em continuar a pensar e a não se esquecerem do que é essencial: Franco, a camarilha franquista e os seus apoiantes têm que ser arredados do lugar que ocupam. Não se deixem ficar pelas palavras e pelos actos efémeros. Não deixem morrer os processos encetados. Não percam o rumo. Ajam! Nada mudou no quadro de dificuldades que o Sporting atravessa e o fim ou a transformação do Clube em algo que qualquer verdadeiro Sportinguista consciente e em normal estado de consciência deveria verberar, está iminente. Mas, esta transformação do Sporting Clube de Portugal não é ainda uma inevitabilidade.

“Partem-se ou não se partem as cordas tensas da sua harpa insuportável.” Podia ser a versão Sportinguista do dilema hamletiano. O que é que está a faltar aos Sportinguistas para passarem à acção? Vamos todos assistir ao esmagamento do coração do Leão?

6 comentários:

  1. Caro lizardo;

    um reparo: "Ajam!", do verbo "agir", e não "Hajam!".

    Excelentes posts, como de costume. Vou encaminhar para os companheiros de luta.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Carissimo SL:
    O calor e a paixão ditaram o lapso... Obrigado pelo reparo.

    ResponderEliminar
  3. Brilhante Master, uma rara visão de puro Sportinguismo.
    Abraço de Leão.

    ResponderEliminar
  4. As noticias da morte do nosso grande SCP são manifestamente exageradas, bem como o seu pretenso iluminismo face aos seus consócios.

    Não são apenas 600 que são "uns tontos e palermas". Nas eleições foram muitos mais.

    Prozac meu caro!

    ResponderEliminar
  5. Prove lá quantos foram os sócios que votaram na última AG! Prove quantos foram a favor e quantos votaram contra! Sócios!! Não votos!!
    PROVE!! ou deixe-se de conversa.

    ResponderEliminar
  6. "Na Assembleia Geral Ordinária do Clube, realizada ao inicio da noite do dia 10 de Julho, no Auditório do Estádio José Alvalade, o único ponto em discussão (Orçamento e Plano de Actividades para o exercício de 1 de Julho de 2008 a 30 de Junho de 2009) foi aprovado sem nenhum voto contra. No total, foram 561 votos a favor (94,29%), 34 abstenções (5,78%) e nenhum voto contra."
    Isto mesmo diz o site do SCP. "Esqueceram-se" de dizer que estiveram presentes 64 sócios...
    Talvez o "leão do prozac" tenha sido um desses 64...?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.