sexta-feira, 26 de agosto de 2005

Acabar com o mau serviço

Em Agosto, na véspera do jogo de apresentação, estive uma tarde a tentar falar com o Sporting por telefone.

Essa conversa vinha na sequência de ter decidido não pagar o bilhete de época enquanto o Sporting não me garantisse que não me volta a acontecer ficar prejudicado por pagar a tempo e horas (lembro que na época passada o Pedro pagou preço sénior. Depois da data de pagamento a direcção resolveu criar um preço diferenciado para os juvenis e não devolveu a diferença aos juvenis que já tinham pago).

A novela passou-se assim:

No dia 21 cheguei àquela zona a que chamam centro de atendimento (o que é estranho, dado o serviço prestado...), e deram-me uma senha. B23. O entendimento ia no A 70.

Bem tentei explicar que tenho um lugar de Leão e que só queria pagar o bilhete de época. Qual quê.....

Depois de muita insistência, esqueci-me de dizer que nesta fase falamos com uns gorilas de uma qualquer empresa que só contrata brasileiros, lá o senhor percebeu que não fazia sentido e me disse que se tivesse dinheiro podia entrar e pagar.

- Dinheiro? Perguntei

- Ou cheque, respondeu

-Mas não há multibanco?

- Não, ou dinheiro ou cheque!

- Mas eu estou de férias não trago cheques e não ando com tanto dinheiro....

-Há ali em frente uma máquina multibanco....

- Pois mas não posso levantar 550 euros por dia!

Ele foi lá dentro e diz-me... Pode pagar com cartão e até cartão de crédito!

(neste momento pensei: chegou o choque tecnológico hoje de manhã a Alvalade, que sorte!).

- Então posso entrar e pagar? Perguntei, sob o olhar de revolta de alguns consócios.

- Pode!

Neste momento um sócio atira com o cartão para dentro de secretaria (ainda não tinha dito que tudo isto se passa na rua, pois não?) e diz: " Estou farto desta palhaçada. Não precisam dos sócios, mais fica! E foi-se embora

E eu a pensar "ele tem toda a razão, mas já que fui um dos patos que comprou lugar para já vou-me safar...)

Entretanto alguns sócios logo perceberam que estavam na mesma situação que eu…

Diz a nossa funcionária da secretaria " Ó senhor X (não me recordo do nome, tenho que passar a andar de gravador) o que é isto?

- São os senhores do lugar de Leão, responde

- Mas não podem ser atendidos fora da ordem de chamada!, diz ela. "Eu só disse que podiam pagar com cartão"!

Já farto de tanta palhaçada eu disse: " Mas porque razão não há uma fila só para pagamento de lugares dos sócios? Numa altura em que se concentram este tipo de pagamentos?"

Diz-me a senhora: "Mas se tem lugar de Leão, porque razão não envia o cheque para cá. Escusa de estar aqui!", ao que eu respondo, "porque essa opção não está referida em lugar nenhum, senão...", "mas pode fazê-lo" interrompe ela. Ok. Do mal o menos, penso eu. Só não resolvo o problema do Bernardo.

À saída digo ao senhor da segurança "vocês têm que exigir maior clarificação das condições de atendimento. Qualquer dia há aqui uma chatice da grossa". Ele deu a sua concordância com aquele ar de quem se está a marimbar para o assunto.

No dia 22, envio o cheque em correio Azul, pensando que tudo estaria resolvido (atenção, relembro que há um outro assunto pendente, que é a falta de resposta da SAD à minha carta)

Ao voltar de férias, verifico que o cheque não está levantado e penso, vamos ter merda. Dia 3 há jogo e está-se mesmo a ver que não me deixam entrar!

Resolvo passar pelo Sporting a seguir ao almoço. Chego lá a barafunda é total! Diz-me o Pedro que já não há senhas!!!!!!!!!!!!!!!!! (esta é para o Hugo). Penso que o rapaz não está habituado a estas coisas e não percebeu bem. Mas não!!!
Só há 300 senhas por dia, que esgotam às dez e meia, diz o brasileiro da segurança a rir (um dia destes aparecerá com os dentes partidos, penso eu).

Mas eu só quero saber porque razão não levantaram o meu cheque! Ele foi lá dentro com o meu cartão e vem de lá, 15 minutos depois, com a seguinte informação: " O senhor paga as quotas por transferência bancária, está tudo bem" ( Não sei se o Pedro ouviu, mas juro-vos que foi isso que ele me disse) e no dia 3 não terá dificuldade nenhuma em entrar. Vim-me embora a pensar que estava desgraçado e que desta vez alguém me terá que ouvir, mas já lá vamos.....

No momento de espera, dá-se um episódio soft para a gravidade da situação: Um sócio entra à força na secretaria e arranca os papéis da mão de uma senhor dizendo " a senhora nem senha tinha, já está aqui à meia hora a tratar de alguns 10 casos. Não trata de mais nenhum!". E saiu. Os brasileiros só olharam. O Sócio virou-se para eles e disse: "como é que a senhora que estava aqui a fazer um escabeche de todo o tamanho acabou a arranjar senha e com um número mais baixo que o nosso?" eles calados.

No meio disto tudo, esqueci-me de dizer que para se saber em que número vai tem que se perguntar aos brasileiros, que o mostrador dá para todos os lados menos para aquele em que estamos à espera.

Para terminar este 1º episódio, falta referir que o dito sócio, pôs-se a telefonar para os amigos a dizer para lhe trazerem os casos deles que pelos vistos um pode entrar e resolver os casos de todos. Que pena não ter ficado para ver como acabou a história!

Voltando ao meu caso,

Resolvo telefonar para a linha verde, pois tenho a certeza que o assunto está longe de estar resolvido. Estive 2 horas ao telefone......

1ª chamada, caiu ao transferir para quem me podia atender 2ª chamada, idem


3ª chamada, falo com o senhor que me diz que o volume de cheques não tem permitido tratar dos depósitos em menos de 2 semanas, digo-lhe que há um jogo e quero ir assistir... Cai a chamada
4ª chamada, ninguém me pode resolver o problema! Tenho que esperar!

Não vos vou contar tudo o que disse, que não tenho tempo!

Para vossa tranquilidade, por coincidência ou não, hoje o cheque está levantado.

Mas.....

Na função pública atende-se quem chega no horário de atendimento, no Sporting, não!
Na função pública consegue-se falar com mais alguém que não seja segurança. No Sporting, não!
A função pública é uma coisa velha, o Sporting também. Vocês, e eu, julgavam que XXI é 21, mas não é cccchhhhhhhhhhhhhhhiiiiiiiiiiii!

Por artes mágicas, o cheque foi levantado na manhã seguinte e nesse mesmo dia recebo o recibo (esta é gira!)

Dia 3 lá vou eu e o Pedro. No bolso, por via das dúvidas, o recibo.

Encontro o nosso companheiro Acácio que me diz: “Eu para alem do recibo trago este cartão do Sá Pinto que não sei para que serve!”.

Chegamos à porta

“Esse cartão (o meu cartão de sócio que sempre deu para entrar no estádio) não serve. Tem que ir buscar o cartão do Sá Pinto à bilheteira!”

O Acácio diz: “Olha já sei para que serve!” e entra.


Depois de muita confusão, lá me dão o cartão e reparo que na bilheteira há um cartaz a avisar que o cartão de sócio não serve para entrar (é inteligente! Todos sabemos que os sócios possuidores de um cartão que sempre serviu para entrar no estádio passam na bilheteira por desporto!)

Em resumo:

Com esta organização nem daqui a mil anos acabam com o deficit (o meu irmão acabou por não comprar a game box. Não conseguiu.)

O que mais me preocupa é considerarem que não têm que dar atenção ao cliente, porque nós agora somos clientes, não é?

Julgo, pelo que vivi nesta pré época, que há muitos sócios descontentes e que urge mudar as coisas.

Porque nós, sócios do Sporting, temos voz activa nas assembleias do maior accionista da SAD!


Vamos lá reflectir sobre como podemos fazer chegar as nossas preocupações ao lugar certo.


Pedro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.